Ddominio morfoclimatico amazonico

463 palavras 2 páginas
Domínio Morfoclimático Amazônico

Se referindo ao domínio Morfoclimático Amazônico, se caracteriza por ter sua maior parte formada por terrenos baixos com poucas depressões, e extensas planícies que caracterizam a região, com alguns planaltos esse domínio se destaca um fato importante, a existência do pico mais alto do Brasil, mesmo com a formação do relevo sendo considerado depressivo o pico mais alto se localiza neste mesmo domínio o pico da neblina. Com seu elegante potencial hidrelétrico, pelo fato de ter a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônia é vista em todo o globo como modelo de prosperidade produtiva no que se-refere à energia limpa, o que é de extrema importância quando se refere à produção e desenvolvimento sustentável. Com uma extensa área o domínio amazônico se encontra ao norte brasileiro com 60% do território nacional inclui os estados de: Amapá, Amazonas, Rondônia, Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. A ainda algum deles que recebem mais de uma influencia Morfoclimática como: o Mato Grosso Rondônia, Tocantins e amapá.
Com uma densidade demográfica de aproximadamente 2,87 habitantes por Km², a região tem uma grande extensão e uma precariedade no que se refere ao interior desses estados, os volumes pluviométricos tem variações pequenas por ter curtos períodos de seca, são divididos em período de seca ou estiagem e período chuvoso ou cheia, que é o período onde se tem os volumes pluviométricos em seu ápice capacitacional, interrompido por cerca de três meses sem chuvas e três meses com chuvas de longos intervalos de tempo.

Podemos pensar que as divisões de territórios usando paisagens naturais nem sempre pode ser o melhor negocio, vemos por exemplo o caso de alguns estados do nordeste, são estados que não tem como ter uma boa produção de alimentos pelo fato de ser desprovido do liquido mais precioso a água. E é claro que pode se mudar isso, com o fato de se criar incentivos fiscais para uma mudança

Relacionados