Ddddddd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 3
O Fundo Monetário Internacional 4
A Crise Financeira Internacional 5
Crise Financeira Internacional e a Intervenção do FMI 6
A Intervenção do FMI em alguns países 7
Islândia 7
Grécia 7
Irlanda 8
A iminência da chegada do FMI a Portugal 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Livros: 12
Sites: 12

Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito dadisciplina de Ciência Política. O nosso grupo, depois de uma profunda reflexão, escolheu o tema “O FMI e a crise financeira internacional”. Esta escolha deveu-se sobretudo à actualidade desta temática.
Nos últimos tempos, FMI tem sido uma das siglas mais presentes nos discursos dos responsáveis políticos e nas notícias que vêm a público através dos meios de comunicação social. Com a falência do bancoLehman Brothers em 2008, que precipitou a actual crise financeira internacional que ainda nos atinge, várias economias sofreram danos graves entrando em declínio acentuado ou até mesmo em situações de falência técnica em alguns casos.
Ao longo deste trabalho iremos procurar explicar melhor como surgiu o Fundo Monetário Internacional, qual a sua função e objectivos, bem como abordar a suaactuação nos últimos tempos em alguns países, nomeadamente a Islândia, a Grécia e a Irlanda, fazendo também por fim uma pequena referência à possibilidade de uma intervenção em Portugal.

O Fundo Monetário Internacional
o Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado em 1944, em Bretton Woods,. Esta organização internacional tem como objectivo ajudar a resolver situações de desequilíbrios naBalança de Pagamentos dando assistência aos países cujas economias estão em dificuldades, de modo a evitar a adopção de medidas que de certo modo sejam restritivas ao comércio. Na altura da sua criação, os países membros comprometiam-se a manter fixas as suas taxas de câmbio, sendo que os Estados Unidos da América ficavam responsáveis pela conversão do dólar em ouro de forma a evitar asconsequências negativas que antes tiveram lugar entre a I e a II Guerra Mundial, em que se deu a ruptura do sistema do padrão ouro.
O FMI é constituído por uma Direcção Executiva, liderada actualmente pelo francês Dominique Strauss-Kahn, e que é responsável pela sua gestão corrente. É composta por 24 administradores, sendo que oito dos quais são nomeados pelos Estados com maiores quotas. China, Rússia eArábia Saudita têm igualmente direito a um administrador. Quanto aos outros administradores, estes são eleitos para mandatos com a duração de dois anos, por grupos de países com afinidades linguístico Culturais. Este método de constituição da Direcção Executiva faz com que o FMI seja alvo de muitas críticas, sobretudo por parte dos países menos desenvolvidos, que o consideram um instrumento dos paísesricos e desenvolvidos.
O Fundo Monetário Internacional tem como função dar assistência monetária aos seus países membros. Os Estados em dificuldades solicitam a concessão de créditos ao FMI, que disponibiliza a sua ajuda financeira através da aplicação de certas políticas e mecanismos de crédito em função da natureza dos problemas macroeconómicos ou estruturais e também consoante as modalidadese o grau de condicionalidade. A vigilância monetária é outra das suas responsabilidades, sendo normalizada por um “código de boa conduta”. De princípio, o FMI actuava como guardião da disciplina monetária dos países membros com o objectivo de manter estáveis as suas taxas de câmbio. Os governos, por sua vez, estavam responsáveis por assegurar a convertibilidade das suas moedas e eliminar de formagradual as restrições às trocas comercias, através do respeito pelo código monetário mínimo. São os responsáveis pela emissão de uma moeda escritural internacional. São os Direitos de Saque Especiais (DSE). Cada estado membro tem um voto que é proporcional à sua quota no Fundo, sendo que a quota é um certo volume de Direitos de Saque Especiais. Dessa forma, o sistema de votação assenta num...
tracking img