Ddadda

1155 palavras 5 páginas
Laboratório: Pilha de Daniell

1.Resumo
A utilização de aparelhos eletrônicos portáteis gera a necessidade de fontes de energia portáteis. Estas fontes de energia, conhecidas como pilhas e baterias, geram eletricidade através de reações químicas de óxido-redução, observadas pelo experimento a seguir.

2.Objetivos
Esta experiência tem como objetivo a observação de uma reação de óxido-redução através da montagem de uma Pilha de Daniell, a identificação dos eletrodos e pólos da pilha, o cálculo da ddp e a verificação da soma das “voltagens” quando se liga pilhas em série, formando baterias.

3.Introdução
O homem aprendeu a produzir energia elétrica de várias maneiras: usando quedas d’água, queimando combustíveis fósseis, através de reações nucleares, usando a força dos ventos, entre outras. No entanto, quando necessitamos utilizar aparelhos portáteis como celulares, rádios, laptops e outros equipamentos, utilizamos fontes de energia portáteis: pilhas e baterias. Estas fontes geram energia através de reações químicas de óxido-redução.

As reações de óxido-redução são aquelas em que o Nox de pelo menos uma das espécies envolvidas no processo sofre alteração. Normalmente uma das espécies sofre oxidação enquanto outra sofre redução. Se o elemento tem seu Nox aumentado algebricamente, então ele sofre oxidação; se ele tem seu Nox diminuído algebricamente, então ele sofre redução

4.Parte Experimental

4.1.Materiais e Reagentes

50 mL de solução CuSO4 1,0 mol/L-1;

50 mL de solução ZnSO4 1,0 mol/L-1;

Copo de porcelana;

Béquer de 250mL;

Placa de zinco (Zn) 5 x 2 cm²

Placa de cobre (Cu) 5 x 2 cm²

2 fios de cobre (20 cm) soldados uma ponta a um jacaré em uma ponta e a outra ponta à uma placa metálica;

1 multímetro;
1 LED (diodo emissor de luz) vermelho.

4.2.Experimento

Coloca-se a solução aquosa de 1,0 mol/L-1 no copo de porcelana e no béquer coloca-se a solução aquosa de ZnSO4 1,0 mol/L-1. A seguir, introduz-se o copo de porcelana

Relacionados