dbskf fkfcsoc

1535 palavras 7 páginas
Faculdade Pitágoras
Profª. Ms. Ildenice Nogueira Monteiro
Química Orgânica ESTRUTURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
Ligações simples C – C, C – O e C – N:
O elemento C possui número atômico 6, e sua configuração eletrônica é: 1s2 2s2 2px1 2py1. O fato dos orbitais px e py sustentarem 1 elétron cada, “indicaria uma valência 2 para o C.”
O elemento H possui número atômico 1, e sua configuração eletrônica é portanto 1s1.
As formas dos orbitais presentes em ambas às configurações são: orbital s circular e orbital p com 2 lóbulos equivalentes.

Analisando a molécula orgânica mais simples, o metano, de fórmula condensada CH4, observa-se que o C tem valência 4 (já que o H tem valência 1), portanto pode-se supor que as 4 ligações seriam produto de que 1 dos 2 elétrons localizados no orbital 2s deva ter se deslocalizado para o orbital 2pz inicialmente não ocupado na configuração eletrônica. Ou seja, a nova proposta de configuração eletrônica para o C seria a seguinte: 1s2 2s1 2px1 2py1 2pz1. Isto explicaria a valência 4 para o C, no caso do metano e outros compostos semelhantes.
Continuando com a análise para o metano (CH4), poderíamos inicialmente propor que as 4 ligações C – H seriam da seguinte forma: 2s1-1s1, 2px1-1s1, 2py1-1s1, 2pz1-1s1. Isto levaria a pensar que haveria 3 ligações energeticamente semelhantes e perpendiculares entre si, correspondentes às ligações entre orbitais 2p com o 1s; e uma quarta totalmente diferente tanto energeticamente como quanto a distribuição espacial, que seria aquela entre o orbital 2s com o 1s. No entanto, estudos posteriores mostraram que no metano, as 4 ligações são equivalentes nas suas propriedades físicas e químicas, e que estão distribuídas na forma de um tetraedro regular, com ângulos de 109,5º° entre si. Tornou-se necessário então melhorar a explicação da distribuição dos elétrons no átomo de C, o que levou a utilizar o conceito de hibridização orbital, no qual através da mistura do orbital 2s com

Relacionados