David ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DAVID RICARDO E A ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA

1- Biografia.

[pic]

David Ricardo (Inglaterra 1772 – 1823)

Nascido em 18 de Abril de 1772, na cidade de Londres, foi terceiro de 17 filhos de uma família holandesa, descendentes de Judeus expulsos de Portugal. Antes de Ricardo nascer, seu pai havia se mudado da Holanda para a Inglaterra onde começou a negociar com abolsa de valores, se tornado bem sucedido no ramo. Aos 14 anos, Ricardo sai da escola e passa a trabalhar na bolsa de valores com seu pai.
Aos 21 anos converteu-se ao protestantismo unitarista e casou-se com uma jovem, causando problemas familiares.
David Ricardo é um caso raro de uma pessoa que atingiu fama e fortuna, ao ser deserdado por sua família, por sua mudança de religião,Ricardo ficou muito rico como corretor de ações e empréstimos. Como ficou rico o bastante, pode se dedicar aos seus estudos, adquirindo uma propriedade rural e se especializando e matemática, química e geologia. Nesse período conheceu a grande obra de Adam Smith, ‘A riqueza das nações’, e, passou a se interessar por questões da economia.
Entre 1809 e 1815, publicou alguns panfletos, entreeles, falou sobre a questão do preço do ouro, em ‘O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias’(1810), também publicou sobre o protecionismo à agricultura, e, seus efeitos sobre os preços agrícolas, os lucros, e o crescimento econômico.
Em seu ‘Ensaio sobre a influência de um preço baixo do milho sobre os lucros com ações’(1815), Ricardo cita a lei da produtividademarginal decrescente, uma das principais leis econômicas.
Já era o principal economista da Grã-Bretanha, graças a um avançado conhecimento prático sobre o capitalismo. Como era a favor das importações e do livre comércio internacional foi influente na questão da importação do trigo pela Inglaterra.
Dedicou-se a escrever um tratado econômico geral, publicando sua grande obra em 1817‘Princípios de Economia Política e Tributação’, constituindo-se como um marco teórico decisivo para o desenvolvimento da economia política clássica. Este livro consagrou David Ricardo ao lado de Adam Smith como os grandes nomes da economia política clássica, dominando a visão econômica em todo o ocidente por muitas décadas, até o surgimento do marxismo e do marginalismo (idéias também influenciadas pelasobras de Ricardo).
Envolveu-se também em questões políticas, era representante na Câmara Comum do Parlamento do Reino Unido do distrito irlandês de Portalington. Defendeu posições liberais, tanto na questão política, como o voto secreto, como na questão econômica, o mercado liberal.
Morreu em 11 de Setembro de 1823, precocemente, aos 51 anos de idade, tendo deixado uma obra incompleta,além de um patrimônio gigante, em torno de 100 milhões de dólares. Foi um bem sucedido economista que deixou uma contribuição sem precedentes pra economia moderna.

2 – Obras e teorias de David Ricardo.

2.1 - Obras de Ricardo
Como já vimos anteriormente, David Ricardo publicou três obras de grande valor para a economia moderna, são elas:
- O Alto preço do ouro, uma prova dadepreciação das notas bancárias (The high price of bullion, a proof of the depreciation of bank notes), em 1810;
- Ensaio sobre a influência de um baixo preço do cereal sobre os lucros do capital (Essay on the influence of a low price of corn on the profits of stock), em 1815;
- Princípios da economia política e tributação (Principles of political economy and taxation), em 1817 (reeditado em 1819 e1821).
Com essas publicações, Ricardo apresentou suas teorias para a economia e mudou o conceito da economia. Nelas, Ricardo apresentou vários conceitos e teorias que mudaram os rumos da economia. Por sua vivência ativa no modo capitalista. Exercendo grande influência sobre os economistas neoclássicos e marxistas. Com temas como a teoria do valor do trabalho, a teoria da distribuição,...
tracking img