David ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
David Ricardo

A História do Pensamento Econômico entra na sua faceta liberal, já anteriormente tínhamos falado de Adam Smith, agora é altura de iniciarmos o estudo de David Ricardo.

David Ricardo era filho de uma banqueiro judeu emigrado, com este autor a Economia Política afastou-se de considerações secundárias, demarcando-se de coordenadas de espaço e tempo para se tornar axiomática ededutiva. Ricardo tornou-se o clássico por excelência da Economia.

David Ricardo apesar de se inspirar em grande parte da sua análise na obra de Adam Smith acabou por o criticar. Nomeadamente alterou o conceito de valor de uso de Adam Smith definindo-o como a Utilidade, ou seja, a capacidade do produto satisfazer as nossas necessidades.
Ricardo fazia distinção entre a noção de valor e a noção deriqueza.

O Valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, contudo não dependia da abundância, mas sim do maior ou menor grau de dificuldade na sua produção.
Já a riqueza era entendida como os bens que as pessoas possuem, bens que eram necessários, úteis e agradáveis.

O preço de um bem era o resultado de uma relação entre o bem e outro bem
Esse preço erarepresentado por uma determinada quantidade de moeda, obviamente que variações no valor da moeda implicam variações no preço do bem.

Ricardo definia o Valor da Moeda como a quantidade de trabalho necessária à produção do metal que servia para fabricar o numerário.

Se o Valor da Moeda variasse, o preço do bem variava mas o seu Valor Não.

A teoria de David Ricardo é válida para bensreproduzíveis (Por exemplo um objeto de arte tem valor pela sua escassez e não pela quantidade de trabalho que lhe está inerente).

Tal Como Adam Smith, Ricardo admitia que a qualidade do trabalho contribuía para o valor de um bem.


A Teoria da Repartição do Rendimento

Também aqui Ricardo mantinha-se fiel à base lançada por Adam Smith, pois entendia que o Rendimento seria dividido em:

- RendasPara os Proprietários Fundiários.
- Lucro Para os Detentores de Capital
- Salários Para os Trabalhadores.

À primeira vista poderá parecer que isto é uma cópia integral da idéia de Smith, contudo, como se poderá ver seguidamente, a idéia de Ricardo apresenta muitas diferenças em relação a Smith.

O Rendimento Nacional seria pois o somatório destas 3 parcelas. Analisemos agora maisdetalhadamente cada uma destas parcelas


A Renda

A Renda deveria ser tal de forma a que permitisse ao rendeiro a conservação do seu lucro à taxa de remuneração normal dos seus capitais.

O seu peso no Rendimento depende das condições de produção. Quem trabalha em melhores condições paga mais renda, contudo, quem acabava por pagar essa renda, era na realidade o consumidor final.

Eis uma grandediferença relativamente a Adam Smith, pois Smith acreditava que a Renda era a diferença entre o Rendimento e o Somatório dos Salários e dos Lucros.


O Salário

O trabalho era visto como uma mercadoria.

Há a distinguir duas noções de preços, a saber:

•Preço Corrente à Salário determinado pelo jogo de mercado e pelas forças da procura e da Oferta
•Preço Natural à O Salário que permitiasubsistir e reproduzir sem crescimento nem diminuição.

O Preço Natural não é constante. Varia de acordo com o caso específico dos países, das épocas, ou seja, depende do ambiente em que se esteja inserido.

Este Preço tende a elevar-se (tomemos em consideração por exemplo, o fato, de o bem estar passar a incluir objetos que antes eram considerados de luxo e que com o progresso tecnológico eprincipalmente social, se tornam mais baratos e essenciais).


Duas situações podem ocorrer:

• Se o Preço de Mercado for maior que o Preço Natural , existirá a tendência a viver melhor, e com mais condições de vida. Este fato levará a uma tendência para uma maior reprodução. Com a reprodução subirá a população. Essa subida da População levará a um aumento do número de trabalhadores (um...
tracking img