Dasdasd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ- UTFPR CAMPUS TOLEDO Engenharia Civil

Apostila de Química Experimental

Professor Guilherme Bessegato

TOLEDO – PR 2011

1. Informações Gerais
A química é uma ciência experimental que se ocupa especialmente do estudo da matéria, das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e composição. Ao contrário dosque alguns podem pensar, a Química está intrinsecamente ligada aos assuntos das Engenharias. O estudo dos materiais empregados, por exemplo, em Construção Civil, as condições a que serão submetidos e as consequências que vão sofrer podem ser previstas sabendo-se a classe química a que pertencem sua reatividade a velocidade com que as reações ocorrerão etc. Em Engenharia Eletrônica, éimprescindível o conhecimento de materiais que vêm sendo cada vez mais empregados como semicondutores, supercondutores, displays LCD, fibras ópticas e suas composições, reatividade, comportamento, etc. Aí vem a importância de uma base forte desta disciplina no currículo das Engenharias. Por ser uma ciência experimental, as atividades em laboratório são imprescindíveis para um melhor aprendizado. O LaboratórioQuímico é um lugar de experimentação onde os acadêmicos terão a oportunidade de aprender Química de um ponto de vista que nunca poderiam atingir por intermédio de livros, demonstrações ou filmes; é a possibilidade de alcançar maior compreensão da Química e a oportunidade de ver e trabalhar com as próprias mãos. Procura-se para isto não apenas desenvolver a habilidade no manuseio de reagentes eaparelhagens, mas também criar condições para uma avaliação crítica dos experimentos realizados, propiciando-se assim a sedimentação do conhecimento em Química Geral. Para que esses objetivos sejam alcançados são necessárias qualidades tais como dedicação, interesse, curiosidade, pontualidade e disciplina. A significação dos resultados obtidos dependerá muito do cuidado com que se desenvolverão asoperações de laboratório. Boa técnica é mais do que uma questão de habilidade manual: requer uma atenção total aos propósitos essenciais da experiência.

Portanto, na disciplina será necessário: - leitura com antecedência, pelos alunos, do assunto a ser abordado na aula; - seguir as normas de segurança (dispostas a seguir). - elaboração de um relatório após a prática. Dinâmica das aulas:     Leitura com antecedência, pelos alunos, do assunto a ser abordado na aula; Discussão inicial, com o professor, dos aspectos teóricos e práticos relevantes; Execução pelos alunos dos experimentos utilizando guias práticos; Interpretação e discussão dos resultados juntamente com o professor; Apresentação dos resultados de cada experimento em relatório.

2. NORMAS DE SEGURANÇA
2.1. NORMAS BÁSICASDE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
A segurança no laboratório é uma responsabilidade que deve ser assumida por professores, técnicos e alunos. No recinto do laboratório não é permitida brincadeiras ou atitudes que possam provocar danos para si ou outras pessoas. Apesar disso, os laboratórios de química não são necessariamente lugares perigosos embora muito dos perigos estejam associados a eles.Acidentes são, na maioria das vezes, causados por falta de cuidado, ignorância e desinteresse pelo assunto. Embora não seja possível enumerar todas as causas de possíveis acidentes num laboratório, existem alguns cuidados que são básicos e que, se observados, ajudam a evitá-los. 1. É PROIBIDO comer, beber ou fumar no laboratório; 2. Evite trabalhar sozinho no laboratório, a presença de outras pessoasserá sempre uma valiosa ajuda em caso de acidentes; 3. Prepare-se antes de tentar realizar os experimentos. Procure ler e entender os roteiros experimentais; consulte a literatura especializada. Em caso de dúvidas, discuta o assunto com o professor antes de tentar fazer o experimento; 4. Utilize sempre que necessário, materiais que possam garantir maior segurança no trabalho tais como: luvas,...
tracking img