Darwinie

490 palavras 2 páginas
Arqueologia Darwiniana
A teoria evolutiva é um conjunto de teorias, é uma teoria universal composta.
Teoria da evolução sustenta que os organismos se transformam através do tempo.
Todos os seres vivos descendem de um ancestral comum.
As espécies se multiplicam por separação de espécies descendentes ou por estabelecimento de populações isoladas que evoluem para novas espécies.
Teoria do gradualismo, que aborda a mudança evolutiva onde tem lugar através da mudança gradual das populações
Teoria da seleção natural, ou seja, sobrevivência do mais apto.
A Arqueologia darwiniana concebe uma perspectiva de processo de transformação. Evolução é continuidade com mudança, mudança na composição de uma população através do tempo; é descendência com modificação, é o processo de substituição de uma forma por outra. Para Arqueologia Selecionista, a noção de progresso no sentido do evolucionismo cultural, só pode ser cientificamente aceito se for entendido como progressão histórica em termos de complexidade estrutural, o que significa tão somente uma mudança na escala da seleção. Seu objetivo fundamental é examinar e explanar a variação no registro material, ou seja, examinar e explanar a mudança, usando como ferramenta a teoria evolutiva.
A teoria evolutiva e seus princípios para a Arqueologia, considerado um registro arqueológico tanto quanto um registro evolutivo tanto quanto um registro orgânico fóssil, seja lido e explanado à luz desses princípios, mantendo essas mesmas questões centrais. A TED examina e explana a variação no registro arqueológico, as formas como essa variação é transmitida e porque algumas variáveis passam a funcionar melhor que outros em determinadas circunstâncias.
O programa arqueológico darwiniano funda-se em premissas e conceitos da Teoria Evolutiva, entendendo grupos sociais humanos como espécie. Embora a seleção natural atue sobre os indivíduos, são as espécies que evoluem compondo linhagens, ou seja, linhas temporais de mudança construídas

Relacionados

  • instalações industriais
    22511 palavras | 91 páginas