Darfur

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O que é o genocídio?

O termo genocídio é o nome dado ao assassinato deliberado de um grupo de pessoas e é caracterizado pela existência de diferenças.
O termo genocídio é recente na história da humanidade, porém a sua prática é longínqua. A palavra só passou a ser utilizada para identificar a matança deliberada de pessoas no final da primeira metade do século XX devido á segundaguerra mundial. Nesta ocasião, ocorreu o mais famoso dos genocídios no conhecimento popular, a matança de judeus, promovida por Adolf Hitler e sua Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial. De forma a tentar explicar o elevado número de assassinatos de pessoas integrantes de um grupo específico e pressionar a justiça a agir, o polaco Raphael Lemkin criou o termo, em 1944, baseado no gregoque significa matar uma raça ou tribo.
O esforço de Raphael Lemkin fez com que as autoridades internacionais reconhecessem o Holocausto judeu como um dos maiores crimes da humanidade, enquadrando-o na condição de genocídio. Assim, foram criadas leis internacionais e, em 1951, foi criada a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.
A partir da sua inserção nas leis internacionaiscomo crime contra a humanidade, o Genocídio passou a ser discutido por teóricos que identificam tal forma de assassinatos em massa como consequência de diferenças étnicas, nacionais, raciais e religiosas. No entanto a diferença política ainda é uma questão que divide os estudiosos do tema, e pesquisadores concordam especialmente que o genocídio se trata de um tipo de limpeza étnica.
No entanto,neste trabalho vamos abordar o genocídio ocorrido em Darfur.

A tragédia de Darfur

O conflito em Darfur é apresentado pelos principais canais de informação como tendo o seu início em 2003, quando dois grupos principais (JEM e SLA/M) se revolaram contra o governo de Cartum devido a marginalização da região. Este ganha notoriedade em 2004 com a pressão exercida pela comunidade internacional,para que este fosse considerado um caso de genocídio, uma vez que “milícias árabes” pró-governamentais as Janjauid, estariam a assassinar os “negros africanos” das etnias Masalit, Zaghawa e Fur, em resposta.

Objectivo

O objectivo deste trabalho é procurar na história os factores que possibilitam a construção de um discurso entre árabes e africanos e de que forma a politização dessas etniasvem justificando as atitudes políticas dos diferentes agentes envolvidos e os interesses por trás desses discursos. A partir disto, analisar o decorrer do conflito e os problemas referentes a uma eventual resolução. Como tal, introduzimos em anexo um projecto próprio de modo a chamar a atenção das pessoas para este problema. Criamos assim um panfleto para tentar junto das pessoas denunciar estasituação.

A história de Darfur

Através da consulta a jornais, revistas internacionais, e páginas online de diferentes organizações internacionais, governamentais, e não-governamentais, foi possível concluir uma cronologia relativamente linear do conflito. A partir desta construção pode-se remontar os discursos desde o processo de islamização da região no séc. VII e VIII, aumentando a presençaárabe e os conflitos com as elites locais. Entre alguns factores que intensificaram essa relação podemos citar o aumento do comércio escravo na região, a dominação turco-egípcia e a revolta Mahdista em 1881, além do estabelecimento, em 1916, do condomínio anglo-egípcio. Assim temos a submissão de uma região que vinha sendo administrada de forma independente, com consequente marginalização eempobrecimento.
Num segundo momento há de se demonstrar como as décadas de 60, 70 e 80, sob o prisma do pan-arabismo, marcam o surgimento de uma oposição a estes clamores e ao pouco desenvolvimento atingido. Períodos de fome e seca levaram a uma migração desordenada e desenfreada, exploração inconsequente dos recursos e alterações das estruturas sociais aumentando a competição por recursos cada vez...
tracking img