Crimes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A busca por satisfação no trabalho certamente tem um peso bastante considerável no momento de decidir aceitar determinado emprego, permanecer na organização ou continuar a desempenhar determinada função. As pessoas não estão mais tão preocupadas somente em receber salários, mas anseiam por verem satisfeitos seus desejos e ambições em níveis mais elevados. A motivação humana écomplexa, e por isso tem se tornado uma área de bastante preocupação na teoria e práticas administrativas. Essa preocupação consiste na busca de uma relação mais satisfatória entre o colaborador e a organização.
Baseado nos conceitos sobre motivação que foram relacionados nesse estudo, definimos motivação como fatores impulsionadores que nos levam as determinadas ações. Na perspectiva organizacional,motivar é incentivar pessoas e equipes a trabalhar da melhor maneira possível através da construção de um ambiente favorável ao desempenho de suas aptidões.
No decorrer desse estudo apresentamos teorias de diferentes autores, as quais apontam fatores determinantes para a motivação. Entende-se que nenhum fator por si só é capaz de motivar totalmente o indivíduo, principalmente porque os motivoshumanos variam de pessoa para pessoa, e até mesmo de um momento para outro da mesma pessoa. Sendo assim uma tarefa difícil, pois o comportamento é extremamente complexo, devido às diferenças individuais e devido ao fato de as pessoas mudarem continuamente.
O objetivo dessa pesquisa foi identificar meios de motivação para alcançar satisfação profissional e bons resultados, analisar a motivação naempresa Eternit S/A. A escolha do tema deve-se ao fato de se tratar de um assunto que afeta consideravelmente o desenvolvimento da organização, funcionários motivados tem melhor qualidade de vida no trabalho. A realização desse trabalho se deu através de pesquisas bibliográficas, buscando a interpretação e compreensão do tema escolhido, na busca de um aprofundamento sobre o assunto através de livrose artigos com dados pertinentes ao assunto. A metodologia utilizada é a descritiva, quantitativa e qualitativa.
O estudo da motivação no trabalho é o foco central do trabalho orientado pelo processo de motivação nas organizações. As teorias da motivação tratam das forças propulsoras do indivíduo para o trabalho e estão normalmente associadas à produtividade e ao desempenho, despertandointeresse de dirigentes. Observando a complexidade e importância da motivação nas organizações atuais, e devido sua influência nos resultados, os executivos e chefes gostariam de ver seus funcionários motivados e integrados com os objetivos da empresa de forma que todos possam atingir o máximo de produtividade possível. Os indivíduos se tornam um meio para a busca dos objetivos definidos pela organizaçãodevido ao uso de padrões organizacionais de motivação da mesma. Afinal, um profissional motivado produz muito mais.

CAPÍTULO 1 – ASPECTOS GERAIS SOBRE A MOTIVAÇÃO

1.1- Contexto Histórico

O interesse pelo estudo da motivação remonta aos depoimentos de grandes filósofos da antiguidade Sócrates, Platão e Aristóteles. O aspecto que os une é a valorização da vontade, livre ou não,conscientemente ou não. Portanto, os motivos humanos são distintos dos conteúdos de pensamento e de outros processos cognitivos. As teorias cognitivas concebem o homem como um ser racional, no sentido de possuir desejos conscientes, e que se serve das próprias capacidades para satisfazê-los. Pelo fato de poder controlar sua vontade, o homem pode ser responsável por suas ações.

A motivação é geralmentedescrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Vista por uma perspectiva, ela tem a ver com a direção, intensidade e persistência de um comportamento ao longo do tempo. (SPECTOR, 2006, p. 284)

Os motivos humanos não têm, para a pessoa que se motiva, todos eles a mesma significância. Há motivos importantes, de valor médio e sem grande...
tracking img