Dantas, h.; oliveira m.p.k; taille yves; “piaget vigotsky” wallon, teorias psicogenéticas em discussão “ –

1743 palavras 7 páginas
Fichamento: História das idéias Pedagógicas.

GADOTTI, M. A história das idéias pedagógicas. São Paulo, Editora Ática, 8ª Edição, ano 2006.

O livro de Moacir Gadotti: história das idéias pedagógicas do capítulo 1 ao 5, relata as influências sobre a educação ao longo dos anos. Segundo o autor, a educação vem antes de qualquer pratica pedagógica a ser estruturada. No capítulo primeiro, Gadotti relata a educação oriental que é baseada na influência religiosa: o Taoísmo, o budismo, o hinduismo, e o judaísmo e que até hoje existem grandes seguidores. A educação primitiva era essencialmente marcada pelos rituais, onde a sua visão era animista, acreditavam que todas as coisas tinham alma e outra fundamentação dessa prática é o tetomismo que tem todo ser como sobrenatural ou criador do grupo.
Outra doutrina pedagógica que é considerada a mais antiga é o taoísmo (tao=razão universal), que seu princípio é de uma vida pacífica, tranqüila, sossegada e quieta.
Confúcio baseou-se no taoísmo e sua doutrina era uma doutrina aos mortos (cultuavam aos mortos) e se transformou em uma religião de Estado até a revolução cultural ocorrida no século xx e considerava o poder dos pais sobre os filhos ilimitados. A educação chinesa tradicional tinha a visão de hierarquia, obediência e subserviência ao poder dos mandarins.
A educação hinduísta é uma educação voltada para a admiração e reprodução de castas. E exaltam o espírito, e os párias e as mulheres não participavam dessa educação.
O primeiro grupo que teve a consciência da importância de ensinar foram os egípcios, eles tinham casas onde ensinavam a leitura, a escrita, a historia dos cultos, a astronomia, a música e a medicina.
A educação primitiva teve grandes características parecidas, mas marcadas pela tradição e pelo culto aos velhos e tem como seguimento a religião: o panteísmo, o teocratismo, o hindu misticismo, e a babilônia magicismo.
A doutrina pedagógica se estruturou e se desenvolveu da sociedade de classes e a

Relacionados