Dantas, h.; oliveira m.p.k; taille yves; “piaget vigotsky” wallon, teorias psicogenéticas em discussão “ –

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: História das idéias Pedagógicas.

GADOTTI, M. A história das idéias pedagógicas. São Paulo, Editora Ática, 8ª Edição, ano 2006.

O livro de Moacir Gadotti: história das idéias pedagógicas do capítulo 1 ao 5, relata as influências sobre a educação ao longo dos anos. Segundo o autor, a educação vem antes de qualquer pratica pedagógica a ser estruturada. No capítulo primeiro,Gadotti relata a educação oriental que é baseada na influência religiosa: o Taoísmo, o budismo, o hinduismo, e o judaísmo e que até hoje existem grandes seguidores. A educação primitiva era essencialmente marcada pelos rituais, onde a sua visão era animista, acreditavam que todas as coisas tinham alma e outra fundamentação dessa prática é o tetomismo que tem todo ser como sobrenatural ou criador dogrupo.
Outra doutrina pedagógica que é considerada a mais antiga é o taoísmo (tao=razão universal), que seu princípio é de uma vida pacífica, tranqüila, sossegada e quieta.
Confúcio baseou-se no taoísmo e sua doutrina era uma doutrina aos mortos (cultuavam aos mortos) e se transformou em uma religião de Estado até a revolução cultural ocorrida no século xx e considerava o poder dos pais sobre osfilhos ilimitados. A educação chinesa tradicional tinha a visão de hierarquia, obediência e subserviência ao poder dos mandarins.
A educação hinduísta é uma educação voltada para a admiração e reprodução de castas. E exaltam o espírito, e os párias e as mulheres não participavam dessa educação.
O primeiro grupo que teve a consciência da importância de ensinar foram os egípcios, eles tinham casasonde ensinavam a leitura, a escrita, a historia dos cultos, a astronomia, a música e a medicina.
A educação primitiva teve grandes características parecidas, mas marcadas pela tradição e pelo culto aos velhos e tem como seguimento a religião: o panteísmo, o teocratismo, o hindu misticismo, e a babilônia magicismo.
A doutrina pedagógica se estruturou e se desenvolveu da sociedade de classes e aescola formal surgiu com a divisão de classes sociais. Com a divisão de classes a educação primitiva se acabou e a educação foi se transformando em uma educação de desigualdade social. “A educação primitiva, solidária e espontânea, vai sendo substituída pelo temor e pelo terror.” (pagina 03). Através dessas mudanças é possível entender o homem atual.
2. O pensamento pedagógico grego. A Grécia é umasociedade mantida por colônias e se desenvolveu por causa do comercio do ocidente e do oriente.
Os gregos tinham uma visão única e se perguntava o que é o homem, e para eles é Esparta e Atenas. Para eles o homem tinha que ser forte tinha quer ser capaz de fazer todas as coisas e o homem devia conquistar a sua liberdade. Liberdade significava para eles não se preocupar com nada mais. A educaçãopara eles era o homem ser bem educado e ensinava poucos a governar e se todos fossem ensinados a governar o governo deles poderiam ficar um governo de democrático.
Dessa forma a Grécia conseguiu seu objetivo de ter uma educação a Paidéia, que é uma educação integral, ou seja, integrava a cultura da sociedade e a criação individual de outra cultura. Os gregos davam uma enorme importância à arte, àliteratura, às ciências, ginástica e a filosofia. Só que essa educação era dividida, entre os espartanos focavam mais a ginástica e a educação moral e os atenienses davam mais importância na preparação para a política. O mundo grego contribuiu muito para a educação como o: Pitágoras, Isócrates e Xenofontes. Os gregos eram ensinados através dos livros de Homero, que “ensinavam as virtudesguerreiras, o cavalheirismo, o amor à glória, à honra, à força, à destreza e à valentia”.Em Esparta tinha uma educação sacrificada voltada para os interesses do governo. O humanismo ateniense era voltado para disputas intelectuais, eles buscavam “o conhecimento da verdade, do belo e do bem”. A escola primária tinha o método de ensinar a leitura do alfabeto, a escrita e cômputo. A educação artística...
tracking img