Danilo( trabalhos )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING – AM41

CURSO: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 4SAT

São Paulo - 2011

1. Evolução Embora o Marketing tenha suas raízes desde a gênese do comércio ele ainda é um campo de estudo novo se comparado com outros campos do saber. O marketing surgiu para suprir a necessidade das indústrias que apareceram ao longo dos anos em conseqüência da revolução industrial quetransformou o mercado como um todo. No entanto neste estágio o marketing ainda era inseparável da economia e da administração clássica, já que a maior preocupação da época era de logística e produtividade com intuito exclusivo de gerar lucros em curto prazo. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente tornando a oferta maior que a demanda.

a) Erada Produção (antes de 1930): A demanda era maior que a oferta: ou seja, era fácil vender, pois a procura era maior que a produção. E a procura era maior que a produção, pois: • Os bens e serviços profissionais começavam a estar disponíveis para o grande público e atraíam muito a atenção das pessoas. Eram novidade. Os consumidores ficavam ávidos por bens e serviços. • A produção era artesanal até1750: a produção era pequena. Com a Revolução Industrial, apareceram as primeiras indústrias organizadas, baseadas na administração científica de Taylor. A produtividade aumentou, mas ainda era insuficiente. • Eram os empresários que decidiam o que produzir, sem consultar o mercado, de acordo com suas idéias e disponibilidade de recursos. b) Era de Vendas (a partir de 1930): Começam a surgir osprimeiros sinais de excesso de oferta por conta do(a): • Desenvolvimento da produção em série • Acumulação de estoques • Desenvolvimento de técnicas de vendas agressivas • Ênfase da comercialização: preocupavam-se em vender, pura e simplesmente c) Era do Marketing (1950 em diante): A partir de então, os empresários começaram a perceber que vendas a qualquer custo não uma técnica eficaz e correta.As vendas não eram constantes. Percebeu-se que era melhor: • Trabalhar na conquista e manutenção de negócios a longo prazo. • Valorizar o cliente, ouvir quais eram seus desejos e necessidades. O cliente passou a dominar o cenário da comercialização na busca de melhores resultados. (Apostila Professor Rafael Sasaki)

2

2. Qual sua importância O marketing está em toda parte, nas roupas quevestimos, nos sites que visitamos anúncios que vimos nos outdoors, na televisão, no cinema etc.

O sucesso de uma empresa esta ligada diretamente ao marketing, no entanto, “fazer” marketing não é nada simples. É necessário um pleno conhecimento no assunto para gerenciar as ações de uma empresa e tomar decisões importantíssimas, um gerente de marketing precisa, por exemplo, escolher quaiscaracterísticas incluir em um novo produto, a que preço oferecê-lo aos consumidores, onde vender seus produtos e quanto gastar em propaganda.

Uma empresa nunca deve acomodar-se, precisa sempre renovar seus produtos, fazer novos lançamentos, lançar novas campanhas publicitárias e todos esses passos devem ser tomados apoiados em dados concretos como “Pesquisas”, por exemplo.

Empresas que não conseguemmonitorar seus clientes e concorrentes ou simplesmente não se preocupam com isso certamente estão sujeitos a maiores riscos.

Uma empresa que não tem um departamento de marketing estruturado hoje, com certeza tem carência em muitos aspectos e certamente em um determinado momento de seu crescimento a situação de não tê-lo se tornará insustentável. 3. O que é Marketing Algumas definições sobre oque é marketing: A definição de marketing da AMA, adotada em 1985: “Marketing é o processo de planejamento e execução de conceitos, precificação, promoção e distribuição de bens, idéias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das empresas”. A nova definição de marketing, anunciada na AMA’s Summer Educator’s Conference, em agosto, é: “Marketing é uma função...
tracking img