danifersil

1003 palavras 5 páginas
Até a idade média, a história de Portugal era inseparável da Espanha. O que hoje conhecemos como Portugal passou a fazer parte da província romana de Lusitânia no século II a.C. No século V o controle da região passou a ser dos visigodos e, no século VIII foi ocupado pelos muçulmanos. No ano de 997, o território entre os rios Douro e Minho (atual Portugal setentrional) foi reconquistado dos árabes por Bermudo II, rei de Leão e, em 1064, Fernando I, rei de Castelha e Leão, levou à reconquista do que hoje conhecemos como Coimbra. Os distritos reconquistados se organizaram como condados feudais submetidos ao reino de Castelha e Leão. O nome Portugal deriva do feudo mais setentrional, o comitatus Portaculenis, que se estendia ao redor do antigo porto romano de Portus Cale, atual Porto.
Em 1903, Enrique de Borgonha (falecido em 1112) ajudou Castilha em seu trabalho de reconquista. Em gratidão a isto, Afonso VI de Castilha nomeou Henrique conde de Portugal. Quando Afonso VI morreu (em 1109), o conde Henrique (e mais tarde sua viúva, Teresa) se negaram a manter sua dependência de Castilha e Leão. Invadiu Leão e começaram uma série de guerras peninsulares. Em 1128, seu filho, Afonso Enriques (futuro Afonso I, rei de Portugal), rebelou-se contra sua mãe. Os cavaleiros portugueses aceitaram Afonso I como rei de Portugal em 1143. Em 1179, o papa reconheceu a independência de Portugal.

http://www.infoescola.com/historia/historia-de-portugal/

O território de Portugal corresponde a uma boa parte da província romana de Lusitânia nos territórios entre Douro e Minho e alguns dos territórios da Boetica.
E alguns dos territórios da Boetica, os seus habitantes eram os Iberos e Celtas, e deles surgiram os Celtiberos que sofreram ao longo das costas marítimas implantações de algumas colônias dos Gregos e Fenícios, e mas tarde os Celtiberos e o resto da Península Ibéria tiveram que defender os seus territórios das invasões Cartaginesas e dos Romanos que só conseguiram impor as

Relacionados