trabalho indiviual serviço social 5º semestre

2675 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO 3 REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi, então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre os interesses conflitivos.
Neste trabalho lançaremos, de início, um breve olhar sobre como se processou a construção das políticas sociais no Brasil, buscando através da percepção histórica e da reflexão crítica sobre os acontecimentos, os fatos históricos, compreender as forças dominantes responsáveis pelo tratamento, intervenção e construção das referidas políticas sociais, com enfoque na Proteção Social Especial.

DESENVOLVIMENTO

Política social é considerada um grupo de pessoas que governa e lideram Países, Estados e Cidades com carisma e provocam mudanças significativas na estrutura social de uma sociedade, onde trás benefícios ou malefícios para a sociedade em comum, dando condições e idéia de progresso, ou seja, levando informações, condições de trabalho para todas as classes sociais.
O conjunto das políticas sociais brasileiras vive há anos sob forte embate entre duas correntes, que envolvem orientações teórico-metodológicas e ideológicas distintas. De um lado, reconhece-se o aumento da cobertura e do perfil redistributivo da política social, desde que os dispositivos infraconstitucionais da Carta de 1988 começaram a ser lapidados, de outro, são atribuídas às políticas sociais e ao gasto público ali comprometido as causas para inúmeros males da economia brasileira, desde a pífia performance econômica da última década até o aumento da carga

Relacionados