Dafwanfj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descobertas da Nanotecnologia
De tempos em tempos ouvimos falar que a Física avançou de tal forma que o homem passou a poder fazer coisas antes impensáveis. Foi assim com a criação da máquina a vapor, do microscópio, da penicilina, do automóvel, do avião e de tantos outros inventos que revolucionaram a existência humana. Vivemos agora, segundo avalia parte do mundo científico, um novo momento deruptura, chamado até de a "quinta revolução industrial": os grandes avanços obtidos na nanotecnologia, que pode revolucionar as relações produtivas atuais.
E o que significa isso?
Nano é um prefixo que quer dizer um bilionésimo de alguma grandeza. Se estamos falando do padrão de medida metro, tratamos, então, do nanômetro. Um objeto com um nanômetro tem um bilionésimo de um metro (numericamente0,0000000001 metro), isto é, algo muito pequeno, aproximando-se das dimensões dos átomos que formam toda a matéria que conhecemos. Para termos uma idéia, um simples fio de cabelo tem o diâmetro de aproximadamente 30.000 nanômetros. Já um átomo possui em média 0,2 nanômetro?
Nessa dimensão pequeníssima que trabalha a nanotecnologia e sua originadora, a nanociência, já que tudo começa na ciênciapara que sejam desenvolvidas tecnologias que se transformam em produtos manipulados pelo homem. "As pesquisas estão sendo trabalhadas, feitas nessa dimensão. Ou seja, basicamente é você trabalhar átomo por átomo. A nanotecnologia, ou a tecnologia atômica, refere-se a uma gama de novas tecnologias que buscam manipular átomos, moléculas e partículas subatômicas para a criação de novos produtos",explica o professor Paulo Roberto Martins, sociólogo pesquisador da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da USP (Universidade de São Paulo).
Invento decisivo
O acesso a tal dimensão vem sendo facilitado após o desenvolvimento de uma tecnologia que permite ao homem visualizar as dimensões muito pequenas, próximas do tamanho dos átomos. Foi em 1981,em Zurique, na Suíça, que a IBM anunciou a criação do microscópio de varredura por tunelamento eletrônico, uma evolução das pesquisas com microscópio eletrônicos que vinham sendo feitas desde a primeira metade do século passado.
"Uma das imagens célebres - que também foi um produto que acabou por ganhar o prêmio Nobel - foi feita pelos pesquisadores da IBM, que primeiro produziram esse tipo demicroscópio e foram capazes, logo a seguir, de produzir a imagem da sigla IBM construída com átomos colocados uns atrás dos outros. Este foi um marco na história do desenvolvimento da nanociência", lembra Martins.
Com este microscópio é possível visualizar estruturas muito pequenas, o que facilita a manipulação dessas estruturas para a conformação de seqüências de átomos ou de moléculas no modoque seja interessante para objeto da pesquisa.
Vale lembrar que mesmo tendo ganhado uma visibilidade maior somente nos últimos anos, a nanociência é uma atividade antiga, que remonta à primeira metade do século XX. "Já se faz nanociência há bastante tempo. Com certeza se faz nanociência há mais de 50 anos", indica o professor Paulo César Morais, do núcleo de Física Aplicada do Instituto de Físicada UnB (Universidade de Brasília).
O escritor Mike Treder, diretor-executivo do CRN (Centro para a Nanotecnologia Responsável, da sigla em inglês), acrescenta que a humanidade foi despertada para a "possibilidade de manobrar-se coisas átomo por átomo" após famosa palestra do físico Richard Feynman em 1959. Porém, os primeiros passos na manipulação das coisas átomo por átomo foi viabilizada nosanos 80 do século passado, com o desenvolvimento do microscópio de força atômica, explica.
O que as novas tecnologias - como os microscópios de tunelamento eletrônico - permitiram foi uma nova apropriação da nanociência, isto é, a geração de produtos que podem vir a ser explorados comercialmente, fonte da nanotecnologia. "Obviamente a nanotecnologia é o segmento, a conseqüência da nanociência....
tracking img