Dadasda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

Estrutura eletrônica

O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento, sendo constituído por um núcleo contendo um próton com carga +1 e umelétron circundante. A configuração eletrônica pode ser representada como 1s1. Os átomos de hidrogênio podem alcançar a estabilidade de três maneiras diferentes:

1 - formando uma ligação covalente (um parde elétrons) com outro átomo. O hidrogênio forma esse tipo de ligação preferencialmente com não metais. Por exemplo, H2, H2O, HCl (gás) ouCH4. Muitos metais também formam esse tipo de ligação.

2 -perdendo um elétron para formar H+.

Um próton é extremamente pequeno (raiode aproximadamente 1,5.10 -5 Ă, comparando comos 0,7414 A do hidrogênio e 1-2 . da maioria dos átomos). Por ser o H+muito pequeno, ele tem um poder polarizante muito grande, e, portanto deforma a nuvem eletrônica de outros átomos. Assim, os prótons estão sempre associados a outros átomos ou moléculas. Por exemplo, naágua ou soluções aquosas de HCL ou H2SO4, o próton existe na forma de íons H3O+, H9O4+ou H(H2O)n+.

Prótons livres não existem em condições normais, embora eles sejam encontrados em feixes gasosos abaixas pressões, por exemplo, um espectrômetro de massa.

Sólidos cristalinos como LiH contem o íon H-, sendo formado por metais altamente eletropositivos ( todo o grupo 1 parte do grupo 2). Os íonsH- não são, porem, muito comuns.

Como a eletronegatividade do H é 2,1 ele pode valer-se de qualquer desses três meios, sendo o mais comum de ligações covalentes.

A estrutura eletrônica do átomode hidrogênio, de certo modo se assemelha com os do metais alcalinos. Estes também possuem um elétron no nível mais externo, mas quando reagem tendem a perder este elétron formando íons positivos. Ohidrogênio apresenta uma tendência de compartilhar elétrons, formando ligações covalentes. Se assemelha também com os halogênios pois ambos precisam de um elétron para alcançar a estrutura de gás...
tracking img