Dadaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dadaísmo
O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado CabaréVoltaire. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
Embora a palavra dada emfrancês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta idéia foi estabelecido o mito de que onome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento,claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York eParis. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.
Características do movimento:
Como principais características do dadaísmopodem citar:
-elementos mecânicos;
-desejo de romper o limite entre as varias modalidades artísticas;
-irreverência artística;
-ênfase nos absurdos e nas coisas sem lógica;
-protesto contra aloucura da guerra, o capitalismo e o consumismo;
-caráter pessimista e irônico, principalmente em relação à política;
-incorporação de diversos materiais;
-utilização de diversas formas de expressão,como a fotografia, poesia, música sons, etc. na composição das obras de arte.
Um dos principais artistas do movimento:
Marcel Duchamp
Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a28 de julho de 1887, e morreu em Nova York, EUA, em 2 de outubro de 1968. Irmão do pintor Jacques Villon (Gastón Duchamp) e do escultor Raymond Duchamp-Villon. Freqüentou em Paris a Academie Julian,...
tracking img