Da era da pedra para a era do computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA : Administração da Informação I CSA1007
Turma: C02
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Acadêmico: Katia Cristina da Costa
21 de Agosto de 2011.

APRESENTAÇÃO

Este resumo tem por objetivo apresentar um breve histórico e os conceitos básicos de informática. Breve porque se for contar a históriacom riqueza de detalhes seria necessário escrever um livro e não um resumo propriamente dito. 

DA ERA DA PEDRA PARA A ERA DO COMPUTADOR

Eu, particularmente, acredito que a mente humana é insuperável, indecifrável e é ela que cria, que constrói, que transforma o meio exterior transformando, desta maneira o seu interior. Ninguém, sem ser o homem, tem esta capacidade. O ser humano tem memóriaque não pode ser confundida com a memória dos computadores. Estes últimos não tem memória e sim “sistema de armazenamento”, que só pode reproduzir o que nele for colocado. 
Mas a verdade é que o computador hoje já faz parte de todos nós e é um fator comum em nossas vidas, assim como é o rádio, a televisão, o micro-ondas, o automóvel, enfim todas as coisas que o homem criou para substituí-lo nastarefas e que, num determinado passado, grande impacto causou. 

BREVE HISTÓRICO

O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como Soroban.
 Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito erasimplificar o ofício do pai, que era contador.
Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir.
Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.
Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina dasDiferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em 1833. É considerado o precursor do computador eletrônico digital, pois sua máquina analítica possuia três estágios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b) processamento utilizando memória (de engrenagens), abrigando o programa em execução e (c) saída.
Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjuntode máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890.
Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;
ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico,inventado pelosprofessores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.
John Von Newman, matemático húngaro, formulou nos Estados Unidos a proposição prática para computadores universais, que armazenam programas em memórias, melhorando o método inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esseprincípio é utilizado nos computadores até hoje.
Em 1951 se inicia a produção em série de computadores (IBM/UNIVAC).

Ada Byron King, a condessa de Lovelace, filha de Lord Byron, junto com seu companheiro Charles Babbage, iniciou o ambicioso projeto de construção da Máquina Analítica. Ada foi uma das poucas mulheres a figurar na história do processamento de
dados. Matemática talentosa,compreendeu o funcionamento da Máquina Analítica e escreveu os melhores relatos sobre o processo. Criou programas para a máquina, tornando-se a primeira programadora de computador do mundo.

GERAÇÕES
Primeira geração. Computadores constituídos de válvulas eletrônicas. Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701.
Segunda geração. Com início nos fins dos anos 50, engloba computadores equipados com...
tracking img