Cálculo do rendimento percentual na reaçõ entre Sulfato de sódio PA e Cloreto de bário hidratado

670 palavras 3 páginas
Introdução: Na prática, em muitas reações químicas, os reagentes não são totalmente transformados em produtos. Quando uma reação atinge o equilíbrio, a quantidade de produto que se vai formar é menor do que aquela que se formaria se a reação fosse completa, ou seja, pode relacionar-se o que se obtém com o que se poderia ter conseguido. O termo usado para descrever esse fenômeno na química tem a ver com rendimento de uma reação química. O rendimento percentual representa a relação entre o rendimento real e o rendimento teórico, multiplicado por 100%:
R = rendimento real x 100% Rendimento teórico Objetivos: A meta é realizar o processamento de uma reação química, e calcular o rendimento percentual real desta, com base em cálculos.

Procedimento Experimental:
Materiais Utilizados:
*2 vidros de relógio;
*2 espátulas;
*1 bastão de vidro;
*2 béqueres de 200 mL;
*1 papel filtro
*1 pisseta com água destilada
*1 placa de Petri
*Balança
*Estufa
*Pinça
Reagentes:
*Sulfato de sódio PA (Na2SO4)
*Cloreto de bário hidratado (BaCl2.2H2O)

Procedimento: Inicialmente foram realizados os cálculos e montada a equação química balanceada da reação. Na balança analítica, foi pesado em um vidro de relógio Na2SO4 e em outro vidro de relógio, BaCl2. Em seguida foram adicionados em um béquer de 200 mL, a massa de Na2Cl4, e misturado com o bastão de vidro até o sal se dissolver. Quando o sal foi totalmente dissolvido, adicionou-se ao béquer a massa de BaCl2. Esse conteúdo foi misturado lentamente com o bastão de vidro. Foi feita a pesagem do papel filtro. Esse papel filtro foi devidamente dobrado e colocado no funil para filtração. A filtração foi um processo extremamente lento, devido à quantidade de resíduo gerado. Após a filtração, foi retirado o papel filtro com o resíduo com o auxilio de uma pinça. Esse papel filtro com seu resíduo, o qual deveria ser sólido, porém por questão de tempo, foi retirado antes, ainda líquido, foi colocado

Relacionados