Cvbgffgv

722 palavras 3 páginas
O Sport Lisboa e Benfica Com C • MH IH • O M é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. O seu eclectismo, historial e forte base de adeptos fazem do Benfica um dos maiores clubes de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial, tal como os outros clubes portugueses pertencentes aos "três grandes". As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo.[1] Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios activos, cerca de 160.000, na altura,[2][3] atingindo agora os 230.000 sócios.[4] Foi considerado pela IFFHS como o nono melhor clube do século XX.[5][6] Além do futebol, este clube distingue-se também noutras modalidades (apresentadas no final do artigo). Utiliza como cores principais o vermelho e o branco e como símbolo uma águia, chamada Vitória.

Conquistou o seu último título como campeão nacional de futebol na época de 2009/10 no dia 9 de Maio de 2010, no Estádio da Luz, frente ao Rio Ave (2-1) com golos de Óscar Cardozo que assim foi o melhor marcador daquela época.
Os Primeiros Anos

Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa (24 elementos de onde se destacava a figura de Cosme Damião), criou, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa (com uma única secção, a de futebol). Nessa reunião histórica, ficou definido que o novo clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o moto "E Pluribus Unum".

O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonaram o Benfica para o mais abastado Sporting, o que contribuiu para a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica (que tinha como prática o Ciclismo), levando à origem do actual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e o nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica, na data de 1908, a real data de fundação do Clube.

Contudo, as

Relacionados