Cuteio Da Logistica

4144 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO – “Prof. Benny de Almeida”
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LOGISTICA
O CUSTEIO ABC NA LOGISTICA

GICELLE RIBEIRO HERCULES

São João de Meriti – RJ 2015
1. INTRODUÇÃO
No contexto acadêmico, é vasta a literatura que trata sobre o método de custeio ABC, sendo este bastante difundido na década de 80 em congressos e revistas acadêmicas. Deve-se ressaltar, portanto, que o auge das discussões sobre esta temática ocorreu na década citada, porém, não se pode considerar tal assunto como superado, tendo em vista que este método ainda permanece sendo utilizado por inúmeras empresas e em diferentes segmentos, conforme demonstrado no estudo de Oliveira et al. (2012).
Vale destacar que a opção por um método de custeio como o ABC representa a decisão de uma determinada organização em estabelecer uma gestão estratégica de custos com o objetivo de rastrear as atividades relevantes, identificando os fatores que conduzem ao consumo de recursos nas operações (HANSEN; MOWEN, 2001). Ressalta-se que optar por um método mais complexo como este, teoricamente, conduz às vantagens competitivas, a saber: conhecimento de custos relevantes; capacidade ociosa existente no processo produtivo; rastreamento das atividades que consomem mais recursos, assim sendo, custos que podem ser otimizados; conhecimento mais preciso dos custos de cada produto para auxiliar decisões de preço; suporte às decisões entre alternativas do que produzir; eliminar uma linha de produção ou lançar um novo produto, entre outras (SHANK, 2000; HANSEN; MOWEN, 2001; YOUNG; O’BYRNE, 2003; GARRISON; NOREEN;BREWER, 2007; HORNGREN; DATAR; RAJAN, 2011).
Sabe-se que o método de custeio ABC tem destaque por se preocupar com critérios de alocação de custos indiretos menos arbitrários, no entanto, este, como os demais métodos de custeio conhecidos como tradicionais, também apresenta vantagens e limitações.
Com base na literatura associada

Relacionados

  • Custeio abc
    3179 palavras | 13 páginas
  • negociação
    6702 palavras | 27 páginas
  • Contabilidade de custos
    18338 palavras | 74 páginas