Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO MICROECONOMIA

A TEORIA DA MOCROECONOMIA TRATA BASICAMENTE DOS FLUXOS DE BENS E SERVIÇOS DAS FIRMAS PARA OS CONSUMIDIRES, DOS FLUXOS DOS RECURSOS PRODUTIVOS DOS SEUS PROPRIETÁRIOS PARA AS FIRMAS, DA COMPOSIÇÃO DESES FLUXOS. O OBJETIVO BÁSICO DA TEORIA DA MICROECONOMIA É RESPONDER PERGUNTAS COMO:
• O QUE DETERMINA O PREÇO DOS BENS E SERVIÇOS?
• O QUE DETERMINA A REMUNERAÇÃO DOTRABALHADOR?
• O QUANTO DE CADA MERCADORIA SERÁ PRODUZIDA?
• A MANEIRA QUE O INDIVÍDUO GASTA SUA RENDA?

DEMANDA INDIVIDUAL: A DEMANDA É UM DESEJO QUE A PESSOA TEM EM ALGO, NÃO QUE ELA O POSSUA E PARA QUE HAJA DEMANDA O INDIVÍDUO TEM QUE DISPOR DE RENDA PARA CONSEGUIR O QUE DESEJA.
OS FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA SÃO O PREÇO DO BEM, O SALÁRIO DO CONSUMIDOR, O GOSTO, O PREÇO DOD BENSRELACIONADOS E AS EXPECTATIVAS SOBRE PREÇOS, RENDAS OU DISPONIBILIDADE.
MAS TODOS ELES PODEM VARIAR SIMULTANEAMENTE, FICANDO MAIS DIFÍCIL DE AVALIAR ISOLADAMENTE O EFEITO DELES SOBRE A DEMANDA. DA MESMA FORMA, SE QUISERMOS SABER DE QUE MANEIRA MUDANÇAS NA RENDA AFETAM A DEMANDA DE UM DETERMINADO BEM, FAZEMOS A SUPOSIÇÃO DE QUE APENAS A RENDA VARIA, MANTENDO OS OUTROS DETERMINANTES CONSTANTES. ASSIM OCONSUMIDOR AVALIA O GOSTO, PREFERÊNCIA, O PREÇO DOS BENS RELACIONADOS, SUAS EXPECTATIVAS, DEPOIS DE VER SE ESSES DETERMINANTES PERMANECEM ESTÁVEIS, AÍ SIM ELE SE DISPÕE A COMPRAR O BEM.
LEI GERAL DA DEMANDA: A LEI GERAL DA DEMANDA DIZ QUE A QUANTIDADE DEMANDADA DE UM BEM OU SERVIÇO, EM QUALQUER PERÍODO DE TEMPO VARIA INVERSAMENTE AO SEU PREÇO, ISSO É, TODA VEZ QUE PREÇO SOBE A QUANTIDADE DE DEMANDADIMINUI, ENQUANTO SE O PREÇO CAI A DEMANDA AUMENTA.
A RELAÇÃO INVERSA ENTRE PREÇO E QUANTIDADE QUE DETERMINA A INCLINAÇÃO NEGATIVA DA CURVA DE DEMNADA SE DEVE A DOIS FATORES:
• EFEITO SUBSTITUIÇÃO: É QUANDO O PREÇO DE UM BEM AUMENTA ENQUANTO O PREÇO DE BENS SIMILARES CONTINUAM OS MESMOS, FAZENDO QUE O CONSUMIDOR SUBSTITUA PELO BEM MAIS ACESSÍVEL.
• EFEITO RENDA: SE O PREÇO DE UM BEM DIMINUIRPERMANECENDO A RENDA, O CONSUMIDOR TEM MAIS DINHEIRO PARA COMPRAR MAIS DAQUELE BEM, PODENDO ACONTECER O CONTRÁRIO TAMBÉM, SE O PREÇO DO BEM AUMENTAR, O CONSUMIDOR TERÁ QUE DIMINUIR SEU CONSUMO.

DEMANDA DE MERCADO

A DEMANDA DE MERCADO É AS SOMAS DE TODAS AS DEMANDAS INDIVIDUAIS, QUE SÃO A QUANTIDADE DE DEMANDADA A CADA PREÇO POR CADA UM DOS COMPRADORES. POR ISSO, A CURVA DE DEMANDA DE UM MERCADO ÉDETERMINADA SOMANDO-SE HORIZONTALMENTE AS CURVAS INDIVIDUAIS DE DEMANDA.

A OFERTA INDIVIDUAL
DEFINI-SE PO OFERTA INDIVIDUAL DE UM DETERMINADO BEM OU SERVIÇO A QUANTIDADE DESSE BEM QUE UM ÚNICO PRODUTOR DESEJA VENDER NO MERCADO, POR UNIDADE DE TEMPO.
ELEMENTOS QUE DETERMINAM A OFERTA
OS FATORES QUE DETERMINAM A OFERTA SÃO:
• O PREÇO DO BEM, QUANTO MAIOR FOR O PREÇO DO BEM, MAIOR SERÁ SUAQUANTIDADE OFERTADA NO MERCADO.
• OS PREÇOS DOS FATORES DE PRODUÇÃO, OS PREÇOS PAGOS PELA UTILIZAÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO, JUNTO COM A TECNOLOGIA EMPREGADA DETERMINAM O CUSTO DE PRODUÇÃO, REDUZIR O PREÇO DESSES FATORES DIMINUI OS CUSTOS TORNANDO A PRODUÇÃO MAIS LUCRATIVA, E SE AUMENTAR ESSES PREÇOS OS CUSTOS FICAM MAIS CAROS, NÃO LUCRANDO COM ISSO,DESISTIMULANDO A PRODUÇÃO E DIMINUINDO AOFERTA.
• A TECNOLOGIA, AVANÇOS TECNOLÓGICOS PERMITEM OBTER MAIS VOLUME DE PRODUÇÃO A CUSTOS MENORES, AUMENTANDO A LUCRATIVIDADE DA EMPRESA.
• PREÇO DE OUTROS BENS,NOS BENS SUBSTITUTOS NA PRODUÇÃO,SE VOCÊ PRODUZ ALGO QUE SE DESVALORIZA PERANTE OUTRO SEMELHANTE, VOCÊ DEIXA DE PRODUZI-LO PARA PRODUZIR O QUE MAIS LHE DARÁ LUCRO, NOS BENS COMPLEMENTARES NA PRODUÇÃO, SÃO BENS RELACIONADOS ENTRE SI, QUEQUANDO AUMENTA O PREÇO DE UM, TODOS AUMENTAM, E QUANDO DIMINUI O PREÇO DE UM BEM, OS QUE ESTÃO RELACIONADOS A ELE PODE TER UMA DIMINUIÇÃO DE OFERTA.
• EXPECTATIVAS, UM PRODUTOR PODE SE PREPARA PARA O FUTURO, COM A EXPECTATIVA DE QUE SEU PRODUTO LHE OFEREÇA UM LUCRO MAIOR DO QUE O ATUAL.
• CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, QUANDO UM PRODUTOR TRABALHA EM ÁREA AGRÍCOLA, AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS SÃO ESSENCIAIS...
tracking img