CUSTOS

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS – FACEL























TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS:
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTO-PADRÃO























CURITIBA
SETEMBRO/2013
CAMILLA TONELLI WERNER
JOSIANE MIRANDA VAZ DE SOUZA
MARIA RITA PINTO DE OLIVEIRA
NARA LOURDES BERNARDESTRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS:
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTO-PADRÃO




Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade de Custos do curso de Ciências Contábeis da faculdade Facel.
Professor Mario Sergio Hampel.















CURITIBA
SETEMBRO / 2013
CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio significa apropriação de custos. O Custeio por Absorção é o método derivadoda aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.

Não é um princípio contábil propriamente dido, mas uma metodologia decorrete deles, nascida com a própria Contabilidade deCustos. Outros critérios diferentes tem sugido através do tempo , mas este é ainda o adotado pela Contabilidade Financeira; portanto, válido tanto para fins de Balanço Patrimonial e Demosntração de Resultado como também, na maioria dos países, para Balanço e Lucro Fiscais.
A Auditoria Externa tem-no como básico. Apesar de não ser totalmente lógico e de muitas vezes falhar como instrumentogerencial, é obrigatório para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado e para o próprio balanço).
Também, o Imposto de Renda costumeiramente o usa: no Brasil é utilizado obrigatoriamente, com pequenas exceções. Houve e ainda há em nossa legislação fiscal algumas pequenas variações optativas, como, por exemplo, na depreciação. No Custeio por Absorção, a depreciação dos equipamentos eoutros imobilizados amortizáveis utilizados da produção deve ser distribuída aos produtos elaborados; portanto, vai para o ativo na forma de produto, e só vira despesa quando da venda dos bens. (Nossa legislação de Importo de Renda vinha admitindo que ela fosse separado dos custos de produção e tratada diretamente como despesa, podendo ser descarregada para o resultado integralmente no período, mesmoque parte dos produtos feitos estivesse estocada ainda no final. Hoje essa opção não mais persiste).
É o método de custo do produto e avaliação de estoques exigido para relatórios externos na maioria dos países, porém, muitas empresas usam o custeio marginal em relatórios internos para reduzir os incentivos indesejáveis de aumentar estoques que o custeio por absorção pode criar.
O custeio porabsorção possibilita aos administradores aumentar o lucro operacional em um período específico ao aumentar a produção – mesmo se não houver demanda de clientes para a produção adicional.
O próprio nome do critério indica que estamos fazendo absorver no custo de cada departamento e da cada produto final os custo gerais por meio do que denominamos com muita propriedade taxas de absorção este critérioé amplamente adotado, sendo ainda procedimento contábil geralmente aceito. Governo, auditores e empresários preferem empregá-lo, por motivações bem diferentes.
Podemos contatar que o emprego do critério resulta em aumento dos custos administrativos, isto é, os próprios custos da contabilidade de Custos tendem a crecer. É um critério dispendioso porque para aplicá-lo a empresa precisa manter umaequipe de contadores bem treinada; precisa manter um setor de estatística para coletar, acumular e organizar os dados, os parâmetros, que servirão de base para o rateio; e precisa manter em perfeito funcionamento o uso do plano de Contas, adotando a prática de realizar a classificação contábil na origem e ter o apoio do órgam qui e decide, para que todos os diversos níveis hierárquicos não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custos
  • Custos
  • Custos
  • Custos
  • Custos
  • Custos
  • Custos
  • Custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!