Custos juran

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os custos da não qualidade por Juran
Uma das formas de se promover a qualidade dentro de uma organização é através de uma abordagem de custos, o aspecto financeiro é sempre bem analisado pela altadireção e dessa forma torna-se mais fácil o convencimento de sua importância.  Se você conseguir mostrar que tal controle trará benefícios financeiros, obviamente qualquer acionistas ou empresárioficará mais interessado.

Através da mensuração dos custos da qualidade você poderá apresentar com dados concretos se realmente a qualidade trouxe benefícios financeiros para a organização. Éimportante mostrar que a meta de qualquer organização é gerar lucros (quando esta tem fins lucrativos) ou reduzir os custos (quando esta não tem fins lucrativos). Mesmo assim hoje em dia não se pode pensar emgerar lucros e reduzir custos deixando de lado questões como meio ambiente, saúde, segurança e principalmente a qualidade dos produtos e serviços prestados aos clientes.

O custo de qualidade, ou denão obtê-la desde o início, deve ser registrado e analisado. Juran os classificou em custos de falhas, de avaliação e de prevenção.

Mas na minha opinião uma das grandes contribuições de Juran foina classificação dos custos da não qualidade, ou seja, os custos de não fazer certo da primeira vez, segundo ele a linguagem do dinheiro era essencial na sensibilização da alta gerência, os trêstipos de custos são, segundo Juran:
Perceba que quanto mais você conseguir indicadores de custos nessas 4 categorias vai conseguir convencer a alta direção de que a qualidade gera dinheiro na maioria doscasos, e também outros outros benefícios como melhora da imagem no mercado e a confiabilidade dos produtos e serviços. E foi assim, principalmente com a indústria automobilística japonesa com assucessivas revoluções em qualidade.

Custos de falhas:
Scrap, retrabalhos, ações corretivas, reivindicações de garantia, reclamações de cliente e perdas de processo.
Custos de avaliação:
Inspeção,...
tracking img