Custos direto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 2
1. Área de Estágio 3
2. Custeio Direto 4
3. Custeio por Absorção 6
4. Custeio ABC (Activity Based Costing) 8
5. Especificação das Oportunidades ou Melhorias 10
6. Proposta de Alternativa 12
7.Programa de Trabalho e Método de Implementação 13
8. Simulação 21
Conclusão 24
Custos de Implantação 25
Cronograma e Prazo de Conclusão 26
Referencias Bibliográficas 27Introdução

O estágio supervisionado é um dos pré-requisitos do Curso de Ciências Contábeis onde o objetivo é desenvolver experiências práticas na área contábil de acordo com as pesquisas bibliográficas realizadas.
O 1º ciclo do estágio supervisionado consistiu no levantamento de todos os dados cadastrais, mercadológico, cultural e funcionaissendo esses baseados em pesquisas bibliográficas.
O 2º ciclo do estágio supervisionado consistiu na escolha de uma das áreas pesquisadas no 1º ciclo, identificação das oportunidades e melhorias e análise dos pontos críticos vivenciados na empresa.
O plano de melhoria desenvolvido na empresa R.A. Camargo EPP envolve a implantação de uma metodologia de apuração custo uma vez que a empresanão possui nenhuma.
A alternativa escolhida como a ideal para a empresa foi o custeio variável direto, devido se enquadrar melhor nas necessidades e estrutura que a empresa tem hoje.




1. Área de Estágio

A área escolhida foi a de custos industriais, devido à necessidade gerencial que a empresa tem para reconhecer o custo de seus produtos fabricados. Partindo desse quesitofoi escolhida a metodologia de custo variável direto que suporta as condições estruturais que a empresa tem hoje sendo operacionalmente e economicamente viável sua aplicação e implantação, pois não exige muitos recursos tecnológicos se comparada a outras metodologias como o ABC (Activity – Based Costing) e custeio por absorção.
Com a utilização desta metodologia o responsável pela tomada dedecisão poderá reconhecer quais são seus produtos mais rentáveis, quais são os custos dos produtos fabricados, qual a variação dos custos dos produtos em função da mão de obra direta ou matéria prima, ou seja, várias visões de custo poderão ser implementadas de acordo com as necessidades gerenciais.
A seguir serão apresentadas as metodologias de Custeio Direto, Absorção e o ABC (CustoBaseado em Atividades).

2. Custeio Direto

Para Hernandez (2000, p.23) a metodologia de custeio direto quantifica e identifica os custos no produto ou serviços com relativa facilidade, não necessitando de critérios de rateios para serem alocados aos produtos fabricados ou serviços prestados já que são facilmente identificados.
O custeio direto considera como custo de produção doperíodo apenas os custos variáveis incorridos. Caracterizam – se como custos variáveis os gastos que se alteram em função do volume de produção. Por exemplo, a matéria prima quanto maior for o seu consumo pela produção maior será seu custo, caso não haja nenhum tipo de consumo o custo será zero. Os custos variáveis aumentam na medida em que se aumenta a produção.
Conforme descrito acima o Custeiovariável direto só considera como custo de produção os custos variáveis, descartando os custos fixos que tem seus gastos definidos independentes do volume de produção. O Aluguel é considerado como um custo fixo, pois ele irá ocorrer independente de haver ou não produção.
Resumidamente os custos fixos são considerados como despesas não sendo considerado como produção, o custo de produção, ocusto dos produtos vendidos, os estoques finais de produtos e os estoques finais de produtos em elaboração são compostos pelos custos variáveis.
As receitas de vendas serão deduzidas, pelo custo dos produtos vendidos gerando a margem de contribuição (é o resultado da diferença entre o preço de venda e o custo variável de cada produto).
Para utilizar esta metodologia as seguintes...
tracking img