Custos ambientais e sua importancia para as organizaçoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS AMBIENTAIS E SUA IMPORTANCIA PARA AS ORGANIZAÇOES

Marcelly Cristina Smith Frazão*


RESUMO






Palavras-Chave:

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, percebe-se que a questão do custo ambiental ta sendo bastante focada dentro das empresas e no dia-a-dia das pessoas, por conta de sua importância para a sustentabilidade das empresas e do próprio planeta. Há uma consciênciaambiental que os recursos naturais podem acabar se as pessoas e as empresas não tomarem consciência com a questão do ambiente e do custo ambiental.
O objetivo do paper e mostrar os princípios do custo ambiental e sua importância dentro das organizações. O paper trás inicialmente definições de custo,a relação de contabilidade de custo com custo da gestão ambiental,seguindo daidentificação de custos ambientais e por fim a importância da gestão dos custos ambientais dentro de uma organização.
A contabilização dos custos ambientais traz uma mudança interna dentro da empresa, como todas as demais áreas integradas das empresas, a ambiental também tem que passar pelo processo de gestão.



2. – conceitos de custo e de contabilidade de custos
Custos:Para Sá (1995), Custos podem ser definidos como tudo o que se investe para conseguir um produto, um serviço ou uma utilidade.
Contabilidade de custos:
Derberck e Nagy (2001, p. 13), relatam que “a contabilidade de custos fornece as informações que permitem à gerência alocar recursos para as áreas mais eficientes e rentáveis da operação.
. 3 Contabilidades de custo e a questão da gestãodo custo ambiental
A contabilidade de custo ajuda no processo de tomada de decisão,no planejamento e controle dento das organizações.
Segundo Derbeck e Nagy (2001, p. 13), “a contabilidade de custos fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar para o futuro’”.
Com o passar do tempo o pensamentodas organizações mudou, a questão ambiental passou a ser vista de uma forma mais cientifica e analisando mais os impactos do mau uso do meio ambiente e buscando o desenvolvimento sustentável, para isso as empresas mudaram sua postura e seu paradigma diante ao meio ambiente, surgindo assim à gestão ambiental. Essas mudanças de postura e paradigma fizeram com que a gestão ambiental passasse a terimportância para o planejamento estratégico da empresa.
Segundo Donaire (1999) que as organizações deverão incorporar a variável ambiental na prospecção de seus cenários e na tomada de decisão, além de manter uma postura responsável de respeito ao meio ambiente.
São considerados fatores de produção o trabalho, o capital e os recursos naturais (terra) que são os alimentos que tornampossível a existência de produção os recursos naturais estão ligados ao meio ambiente que por conta do homem querer capital e trabalho esse recurso estava diminuindo por conta dessa situação se da a consciência ambiental que um dia esses recursos podem acabar.
Segundo Donaire (1995) os recursos são materiais do meio ambiente, pois em um dado momento da história os conhecimentostécnicos permitiram uma utilização socialmente útil, ou seja, “é recurso hoje o que não foi recurso ontem, podendo ser recurso amanhã o que não é percebido hoje enquanto recurso”. Por isso as empresas têm que ta de olho nos acontecimentos e exigências ambientais, pois os recursos de hoje que é considerado ilimitado pode se tornar escasso amanha.
4- o meio ambienta em relação às empresas
Asempresas tem que prestar atenção nas suas funções sociais e suas obrigações de não poluir o ambiente natural, pois essas ações prejudicam tanto a natureza quanto a sociedade.O crescimento da população e o grande desenvolvimento econômico ameaçam o meio ambiente com que faz que as empresas busquem instrumentos para proteger o meio ambiente.
Hoje o mundo tem mais consciência dos...
tracking img