Custo, receita e lucro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Financeiros

Prof Antônio César da Silva
Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU)
Administração/Finanças(FIN21) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
21/05/10


RESUMO

Notrabalho a seguir iremos falar sobre os conceitos financeiros dando ênfase nas funções custo, receita e lucro e formas de aplicação na administração das empresas. A partir dos conhecimentos abaixo serápossível ter uma maior noção destas funções. Elas tratam de simples aplicações propondo conhecimentos básicos de administração financeira.

Palavras-chave: conceitos financeiros . administraçãofinanceira . funções


1 INTRODUÇÃO


Os estudos das funções estão vinculados às questões que envolvem relações entre grandezas e sua aplicação abrange várias ciências. Apresentaremosespecificamente as funções custo, receita e lucro.




2 FUNÇÃO CUSTO


Está relacionada aos gastos de qualquer estabelecimento, comercial ou não, que tem a pretensão de produzir ou adquirirdeterminado produto. A contabilidade reúne esses e outros conceitos econômicos para elaborar relatórios de custos usados na gestão empresarial. Segundo o Decreto-Lei 1.598/77, em seu artigo 14 (2010)determina que: “O contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques deprodutos em fabricação e acabados.”
Custo é diferente de despesa. A diferença é que o que custo trará um retorno financeiro para a empresa, enquanto despesa é o gasto que a empresa tem com salários,contas de luz, água e telefone, etc.
O custo pode ser composto de duas partes: uma fixa e outra variável.
Custo fixo: ela é invariável independente da produção da empresa, um bom exemplo sãoos custos que uma empresa possui com salários administrativos, energia, aluguel etc.
Custo variável: como o próprio nome já diz, varia de acordo com a produção da empresa, como hora extra,...
tracking img