Custo profissional liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE CUSTOS AVANÇADOS Custo do Profissional Liberal

1) PROFISSIONAL LIBERAL (CONCEITO):
É todo profissional que pode exercer com liberdade e autonomia a sua profissão, decorrente de formação técnica ou superior específica, legalmente reconhecida, formação essa advinda de estudos e de conhecimentos técnicos e científicos.
O exercício de sua profissão pode ser dado com ou semvínculo empregatício específico, mas sempre regulamentado por organismos fiscalizadores do exercício profissional.

2) PROFISSIONAL LIBERAL PROFISSIONAL AUTÔNOMO:

X

Profissional Liberal Tem independência para executar a sua atividade, podendo ser empregado de alguém ou trabalhar por conta própria. Sempre será registrado em um Conselho Profissional.
Profissional Autônomo Trabalha por contaprópria, tem independência econômica e financeira, ou seja, não tem vínculo empregatício. A prestação de serviço é de maneira eventual e não habitual.

2) CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
2.1) Todos os serviços relacionados neste documento deverão obedecer, em todas as fases de sua execução, aos seguintes aspectos: § Legislação Pertinente § Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) §Tecnologia mais apropriada 2.2) Os valores especificados são considerados para todo o Estado do Rio de Janeiro, para efeito de Fiscalização do Código de Ética (Resolução 205, do CONFEA, nos serviços fiscalizados pelo CREA).

Para cálculo dos preços referentes à hora de trabalho, são consideradas todas as despesas referentes a: pesquisas, consultas e outras, incluindo ainda deslocamento para outrolocal fora do escritório, o tempo de viagem e o fim específico.
2.3) Paralelamente ao cumprimento da Tabela, o profissional liberal tem que balizar sua atuação pela Lei Federal 8078/90 - o Código de Defesa do Consumidor que estabelece deveres aos prestadores de serviços.

2.4) Nenhum serviço será iniciado, se não houver ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), podendo ainda, ter Contrato ouConvênio. Neste documento deve ser explicado detalhadamente o serviço como determina o CREA e o Código de Defesa do Consumidor. 2.5) Os serviços apresentados por escrito deverão ser claros e objetivos, confeccionados em papel timbrado do profissional, impressos, datados e assinados pelo profissional, sobre carimbo, contendo o nome, número de registro no CREA e rubrica em todas as folhas dodocumento.

2.6) As remunerações aqui apresentadas são consideradas como honorário mínimo, sendo calculadas tomando por base, principalmente: a) tempo gasto pelo profissional;
b) complexidade, especificidade e dificuldade dos serviços;

c) as medidas lineares, de área ou volume. Eventualmente:
a) Insalubridade,

b) Custo efetivo dos projetos, obras e serviços,
c) O valor dos contratos analisadosou das causas judiciais submetidas a exame.

2.7) Nos serviços em zonas insalubres, perigosas ou de dificil acesso, as taxas de honorários deverão ser majoradas mediante contrato prévio e de acordo com os percentuais aplicados pela legislação trabalhista. 2.8) Todas as despesas necessárias para os trabalhos executados fora do município - sede do profissional, correrão por conta do cliente,mediante prévia estipulação e constatação dos gastos de viagens (estadias, condução, hospedagem, alimentação, despesas auxiliares de transporte, sobretaxas de ordenados e outras) devido ao deslocamento de pessoal, material, etc., atendendo o que dispõe o Código de defesa do Consumidor. Caso o cliente forneça transporte, alimentação, estadia, etc., esses itens não entrarão nos cálculos do custo doserviço. 2.9) Algumas despesas realizadas ao longo do trabalho profissional não estão incluídas nos preços constantes neste documento e deverão ser somadas ao cálculo dos respectivos valores, como: análise de solo, materiais diversos, salários de auxiliares, contribuição social, serviços de terceiros, aluguel de equipamentos, ART, taxas públicas, etc., atendendo o que dispõem o Código de Defesa...
tracking img