Custo de oportunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custo de Oportunidade: Conceitos e Contabilização

1

Custo de Oportunidade: Conceitos e Contabilização

Autores: Anísio Cândido Pereira Benedito Felipe de Souza Dauro Rodrigues Redaelli Joshua Onome Imoniana Doutorandos em Contabilidade e Controladoria no Departamento de Contabilidade e Atuaria da Faculdade de Economia e Administração da USP.

ÍndiceIntrodução........................................................................................................01 1. Conceituação de Custo de Oportunidade......... .........................................02 1.1. Visão Econômica.....................................................................................02 2. Visão Contábil..............................................................................................042.2. Juros sobre capital próprio como custo de oportunidade.........................10 3 A taxa de juros a ser utilizada......................................................................13 3.1 Contabilização dos juros sobre capital próprio....................................... 15 4. O Tratamento contábil proposto por Anthony............................................16 4.1 O Tratamento Contábilproposto por Schlatier & Schlatte.r.......................18 4.2 Juros sobre o capital próprio na legislação Brasileira.............................. 23 5. 6. Conclusão.............................................................................................. 24 Bibliografia..............................................................................................25

Caderno de Estudos nº02, São Paulo, FIPECAFI – Abril/1990

Custo de Oportunidade: Conceitos e Contabilização

2

Introdução
Adaptação de trabalho de cunho acadêmico, este arquivo não é mais que um vol’oseau sobre a questão do curso de oportunidade, iniciando por sua origem na ciência econômica e, a partir daí, no como tem sido apresentado por alguns autores classificados como da Área contábil financeira. ““.É mostrado que o travestir o conceito do custo de oportunidade de “Juros sobre o capital próprio” foi a “saída emergencial” da contabilidade ao lhe ser feito o desafio para que incorporasse em seus registros o conceito oriundo da ciência irmã, tais as dificuldades que surgiram. Assim, mesmo que uma solução definitiva não se tenha vislumbrado na literatura, ao constatar que tentativas existem sãoestímulos para que os contabilistas continuem abertos a mudanças e a todas as tentativas de aprimorar o poder informativo da contabilidade.

Conceituação de Custo de Oportunidade Visão Econômica
A economia pode ser entendida como um estudo da escassez e dos fenômenos delas resultantes, de forma mais sofisticada, como o estudo da alocação de recursos escassos entre usos alternativos com vistas àsatisfação das necessidades.

Caderno de Estudos nº 02, São Paulo, FIPECAFI – Abril/1990

Custo de Oportunidade: Conceitos e Contabilização

3

Para construir uma teoria econômica, os economistas elaboram hipóteses amplas de forma que possam deduzir “Leis econômicas” também amplas. Uma das hipóteses é a de que os seres humanos são racionais, querem sejam eles consumidores, quer sejam elesempresários: sabem o que fazem, sabem fazer o que sabem no momento em que devem faze-lo. Outros sim são suficientemente perspicazes para não desperdiçar recursos que tenham em mãos, mesmo que tais recursos estejam, em determinado momento, materializados sob forma de moeda. Além disso, quando consumidores, os seres humanos buscam sempre a maior satisfação ; quando empresários, buscam entre outrosobjetivos, a maximização do lucro. Para que aquela presumida perspicácia possa ser praticada, a Economia institucionaliza os “mercados onde as trocas ocorrem onde se presume a existência de estreito contato entre os que neles interagem e o pleno conhecimento, destes, sobre tudo o que está a ocorrer em tais mercados”. Os preços de bens e de serviços estão apresentados pela economia pela razão...
tracking img