Custeio em custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma aplicação do custeio baseado em atividades à gestão dos custos da cadeia de suprimentos


ANTONIO CEZAR BORNIA
cezar@inf.ufsc.br
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico
Departamento de Informática e Estatística
Campus da Trindade
Florianópolis – SC - Brasil

FRANCISCO GAUDÊNCIO M. FREIRES
gfreires@fe.up.pt
Universidade do Porto
Faculdade de Engenharia daUniversidade do Porto
Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial
Bloco L – Sala 219
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465
Porto – Portugal
TEL. (351) 22 508 21 32 / (351) 22 508 1639
FAX. (351) 22 508 1538

Número de Palavras: 4398
Palavras Chave: custos, ABC, cadeia de suprimento

Temática: Custos em Empresas de Serviços

Meios Audiovisuais para apresentação do Trabalho:Retroprojector de Transparências, Computador com Powerpoint




















Uma aplicação do custeio baseado em atividades à gestão dos custos da cadeia de suprimentos



RESUMO


Este trabalho aborda as várias ferramentas que podem ser empregadas para o custeio da cadeia logística. São analisados os métodos tradicionais de custeio e identificados osproblemas que os tornam inadequados para esta tarefa. Dentre as metodologias de custeio contemporâneas, é analisado o Activity-Based Costing (ABC), que pode ser empregado para esta finalidade. São analisadas também as ferramentas criadas especificamente para o gerenciamento da cadeia logística, como Direct Product Profitability (DPP), Total Cost of Ownership (TCO) e Efficient Consumer Response (ECR).Estas ferramentas constituem a base de um modelo de custeio para a cadeia de suprimentos apresentado neste trabalho.

































1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, as operações de serviço passaram a ser consideradas de grande importância para as empresas, chegando a ser definidas como ‘até mais importantes que as operações produtivas’(Harrington, 1993), devido à sua propriedade de criar valor para os clientes. Assim, as operações logísticas (suprimentos, apoio à produção e distribuição física) passaram a demandar maior atenção.


Um dos principais desafios da logística é conseguir gerenciar a relação entre custos e nível de serviço. De acordo com Breccia (1997), uma das dificuldades em se solucionar os problemasexistentes entre nível de serviço e custos consiste na falta de sistemas adequados para a gestão dos custos logísticos. A melhoria da rentabilidade da empresa e do serviço ao cliente são objetivos básicos da logística e podem ser melhorados com uma eficiente gestão de custos.


Este artigo está estruturado de modo a apresentar diversas ferramentas existentes para a apuração de custos, sendo todaselas analisadas com o objetivo de identificar suas falhas e potencialidades.

2. ferramentas contemporâneas para o custeio E GESTÃO da cadeia logística

Com as mudanças ocorridas no mundo empresarial, as tradicionais ferramentas de custeio perderam espaço e novas metodologias foram desenvolvidas. Usualmente, informações da contabilidade da empresa são utilizadas para fins gerenciais.No entanto, o fato de estarem direcionadas a um objetivo fiscal pode inviabilizar a análise gerencial (Bornia, 1995). Uma outra evidência da falta de comprometimento dos dados contábeis com os custos logísticos é observada na elaboração dos planos de contas (Lima, 1998). Os custo de transporte de suprimentos compõe o custo do produto vendido, como se fosse custo de material. Os custos dedistribuição aparecem como despesas de vendas, outros custos aparecem como despesas administrativas. Nenhuma afirmação referente às atividades logísticas é evidenciada.


Nos últimos anos, os esforços empreendidos para aumentar a visibilidade dos custos envolvidos na cadeia logística levaram à criação de ferramentas tais como Direct Product Profitability (DPP), Total Cost of Ownership (TCO) e...
tracking img