Curva abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:


Curva Abc

Vamos ver a seguir uma das ferramentas disponiveis para gestão , que é a curva abc. É um metodo de classificação de informação onde conseguimos separar dentro de grandes quantidades de itens os de maior e menor importância .Iremos analisar alguns aspectos de classificação baseada no princípio de Pareto .Atraves da ferramenta curva abc não só conseguimosefetuar uma classificação utilizando de metodos estastistico que proporciona um maior controle real das nossas necessidades de produtos, mas com esse sistemas conseguimos efetuar com maior pontualidade a classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada.

Gestão de ComprasAtraves do gestão de compras poderemos avaliar um fator estrategico focalizado com o volume e a redução de recursos de um empresa sobretudo financeiros, em relação sobre essa atividade é que união de todo uma empresa como prioridade centralizar obtenção dos materias certos ,em quantidades necessarias .










Conceito:

Estudo Sobre a Curva Abc – Prof. OdeirSegundo um teorema desenvolvido pelo economista Vilfredo Pareto (Itália, século XIX), também conhecido como princípio 80-20, afirma que, para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. Por exemplo, ele descobriu, em uma pesquisa do Século XIX, que 80% da renda, na Inglaterra, ia para 20% da população.
Lastreado nesse teorema, criou-se a Curva “ABC” de produtos emercadorias. Seu uso, atualmente, é bastante difundido para o gerenciamento de estoques, definição de políticas de compras e vendas, estabelecimento de prioridades, programação de produção, serviços, etc. Com essa ferramenta permite-se identificar aqueles itens que encontram-se foram de foco dos negócios e que justificam atenção e tratamentos especiais. É inegável que manter um bom gerenciamentode estoques pode tornar a empresa mais estruturada, competitiva, rentável; e a Curva ABC, bem controlada, propicia esse bom resultado, notadamente na demanda nas seguintes áreas:

*Giro no estoque (ou Rotatividade no Estoque);
*Proporção sobre o faturamento no período;
*Melhoria da margem de lucro;



Classificação dos Produtos da Tabela

Classe A: Produtos de maiorimportância, valor ou quantidade, correspondendo em média a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período). Normalmente são os de menor quantidade consumida e maior valor unitário;

Classe B: Produtos com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período).Geralmente são os intermediários das classes A e B.

Classe C: Produtos de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período). Essa classe é constituída dos itens de maior quantidade e menor valor unitário e representa o menor valor percentual sobre o total.

Obs: *Com o estudo das classes dos produtos,permite-se separar o essencial do secundário;
*Os parâmetros acima não são uma regra matematicamente fixa, pois podem variar de organização para organização de acordo com o tipo de produto e a demanda;
*O resultado útil desta técnica é a otimização da aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios, faltas, sobras excessivas ou aquisições indevidas.Com isso favorece-se o aumento da margem de lucratividade.

Exemplo :


Diante desse resultado, pode-se implementar, por exemplo, as seguintes estratégias para os produtos Classe “A”, onde 17% dos itens vendidos representam 65,54%.do.faturamento:

• Fidelizar os clientes consumidores através de brindes, promoções, descontos, etc.
• Em circunstância alguma deixar faltar...
tracking img