Curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho trata-se de uma moderna forma de comercialização de produtos, realizada eletronicamente via Internet, entre pessoas físicas, jurídicas e instituições privadas, chamada de e-commerce. Serão abordados a definição, tipos, modalidades, vantagens, desvantagens, cenário e desempenho brasileiro desta atividade.

1. E-COMMERCE (Comércio Eletrônico)

Definição:É toda a atividade que visa oferecer e vender produtos à clientela através dos meios e serviços eletrônicos, é o mais poderoso negócio realizado na rede Internet.

2. TIPOS DE E-COMMERCE

2.1 - B2B (Business-to-Business)

Envolvem a construção de parcerias entre empresas e seus fornecedores, de forma a se comunicarem com mais eficiência e atenderem melhor seus clientes, como porexemplo, fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.
O volume desse tipo de negócio geralmente é muito maior comparado ao B2C e o preço aqui é baseado em quantidade do pedido e geralmente é bastante negociado. B2B é o típico caso de comércio por atacado, e o B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.

2.2 - B2C (Business-to-Consumer)O mais comum de todos, esses tipo de e-commerce envolve de um lado as empresas oferecendo serviços e bens e do outro lado o consumidor em geral, que consumirá diretamente esses produtos e serviços.
Todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais, são definidas como varejo.

2.3 - B2A (Business-to-Administration)

Administração nesse conceito, sãoconsiderados os serviços - empresas públicas.
Ou seja, transação entre empresas privadas que se relacionam com empresas públicas. Esse tipo de e-commerce geralmente se faz através de transações que envolvam licitações, e geralmente o volume dessas transações é muito alto.
Com investimento em serviços e comércio públicos pela web, os chamados e-government, esse tipo de transação tende a crescer.Hoje ainda é muito pouco conhecido e pouco explorado.

2.4 - B2E (Business-to-Employee)

É o tipo de e-commerce que as empresas fazem com seus funcionários ou colaboradores. Essas transações geralmente utilizam alguma rede interna (intrabusiness). Tipicamente as empresas usam essa rede para automatizar alguns processos internos da empresa.
As aplicações de B2E incluem:
• Gerenciamentoonline das políticas de RH;
• Disseminação da comunicação pela empresa;
• Requisição de material online;
• Ofertas especiais para os funcionários.

2.5 - B2G (Bussiness-to-Government)

Transações entre órgãos do governo e empresas privadas. Incluem compras, contratações de serviços e licitações.
O Governo Federal está agilizando os processos de compras e contratações como objetivo de reduzir custos e melhorar a qualidade, além de ampliar a competitividade, transparência e o controle social. Sua implantação objetiva: dar total transparência às ações e decisões que envolvam as compras públicas federais; dotar a Administração, de um conjunto de ferramentas voltadas à realização de processos eletrônicos de contratação; e oferecer aos fornecedores maior oportunidadede participação em processos licitatórios.

2.6 - C2C (Consumer-to-Consumer)

Consiste na venda por meio eletrônico de bens e serviços por consumidores diretamente à outros consumidores, aqui não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final sem intermediários.
Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões on-line. Os leilões online funcionam da seguinteforma: o consumidor coloca o seu produto para venda com um valor mínimo, e outros consumidores dão ofertas maiores para aquele produto. Quem dar o maior lance, num prazo determinado, leva o produto.
As empresas que facilitam essa transação geralmente ganham uma comissão em cima de cada leilão ou uma taxa única de transação e não se envolvem na qualidade do produto ou não influenciam nos valores...
tracking img