Curso de fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eduardo Justiniano http://brasilnature.com.br/foto

Apoio:

Curso de Fotografia

Eduardo Justiniano

“Quando surgiu a primeira técnica de reprodução verdadeiramente revolucionária - a fotografia, que é contemporânea dos primórdios do socialismo - os artistas pressentiram a aproximação de uma crise que ninguém - cem anos depois - poderá negar.” Walter Benjamin

Este material é de livreuso para pessoas físicas. Escolas e cursos de fotografias com fins lucrativos deverão solicitar autorização.

Eduardo Justiniano http://brasilnature.com.br/foto

Apoio:

Objetivas 35mm
Podemos dividir as objetivas em 6 grupos, de acordo com a aplicação, a distorção e a relação entre o tamanho do assunto retratado e a imagem deste na película fotográfica. Quanto à distorção da imagem, aslentes 50mm, ou 55mm, consideradas normais para as câmeras formato 35mm, têm uma distorção perspectiva próxima à do olho humano, porém com um ângulo de visão menor.

Objetiva normal

O tamanho das imagens dos objetos próximos é sempre proporcionalmente maior que o tamanho das imagens dos objetos mais afastados: a isto podemos chamar de perspectiva. Em relação ao olho humano, a perspectiva é maisacentuada com as lentes de distância focal inferiores à 50mm (grandes angulares) e, mais suave com as lentes maiores de 50mm (teleobjetivas). Ao mesmo tempo ela relacionada com a distância em que os objetos a serem retratados se encontram; quanto mais próximos, maior será a distorção. Um exemplo é a fotografia do rosto de uma pessoa. Se utilizarmos uma lente de 50mm, ou menor, quando estivermospróximos, o nariz será aparentemente grande. Por outro lado, se utilizarmos uma lente de 105mm, o tamanho do nariz não será tão grande, em relação ao tamanho da cabeça. As teleobjetivas, além de apresentarem menor distorção perspectiva da imagem, “aproximam” os Teleobjetiva 210mm objetos a serem retratados, tornando-os maiores na película fotográfica. As grandes angulares, ao contrário, tornam osobjetos menores; porém, estas lentes possibilitam um ângulo de visão maior, facilitando a fotografia de assuntos grandes, numa distância pequena. Uma tipo especial de lente grande angular são as olho de peixe, com distorções extremamente acentuadas e com grande capacidade de retratar assuntos muito grandes. Uma lente de 8mm, por exemplo, fotografa de um horizonte a outro, passando pelo céu. As lentesmacros permitem retratar assuntos pequenos e onde o tamanho destes não diferem muito do tamanho da imagem na película. O outro tipo, as micros, possibilitam a fotografia de assuntos muito pequenos e a imagem destes serão sempre maiores.
Olho de Peixe Existem ainda as lentes zoom que apresentam distância focal variável, podendo aproximar ou afastar os assuntos a serem fotografados, reproduzindoas perspectivas desde uma grande angular até uma teleobjetiva.

Eduardo Justiniano http://brasilnature.com.br/foto

Apoio:

Abertura
Todas as objetivas profissionais permitem variar a abertura do diafragma, controlando a quantidade de luz que entra em contato com o filme num determinado invervalo de tempo. Esta regulagem é o primeiro controle da luminosidade que será registrada pelapelícula fotográfica. Além do controle da luminosidade, a abertura do diafragma possibilita controle da profundidade de campo (área focada). Este assunto será abordado de forma mais adequada no módulo intermediário deste curso. As diferentes aberturas do diafragma estão relacionadas com um número-f ou pontos. Sua seqüência é: 1.4 - 2 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32 - 45 - 64. Ao passar de umdiafragma de abertura f4 para f5.6, divide-se luminosidade por 2; ao passar de f4 para f8, divide-se por 4. Algumas lentes trabalham com aberturas intermediárias ou meio ponto (3.5, por exemplo). Os números-f indicam a divisão do raio médio da abertura do diafragma. A área do círculo é dada pela fórmula: S=3,1415*r², onde S = área e r = raio do círculo. A área de um círculo de raio r é duas vezes...
tracking img