Curso android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mini Curso Android

Rodrigo Lopes Ferreira
Sun Certified Enterprise Architect for Java EE 5 (II) Sun Certified Business Component Developer for Java EE 5 Sun Certified Web Component Developer for Java EE 5 Sun Certified Programmer for Java SE 5 rodrigo.lopes.ferreira@hotmail.com

www.discover.com.br

Tópicos Abordados: 1) O que é Android 2) O que é Android Development Tools (ADT) a.Instalando Eclipse Galileo com ADT Plugin 3) O que é o Android SDK (Software Development Kit) a. Instalando o Android SDK e configurando as variáveis de ambiente 4) Android Virtual Devices (AVD) a. Criando um novo AVD b. Executando o emulador do Android com acesso à internet (configurações de Proxy) 5) Configurando o Eclipse IDE para reconhecer o Android SDK 6) Criando a primeira aplicação Android (OláMundo) 7) Estrutura básica de uma aplicação Android a. O que é uma classe “Activity” b. Diretórios de recursos c. A classe “R.java” d. Navegador de Arquivos e. Tipos de arquivos do Android f. O arquivo “AndroidManifest.xml” g. Fazendo deploy da aplicação “Olá Mundo” para o emulador 8) Utilizando os componentes visuais do Android 9) Banco de Dados SQLite com Android 10) Utilizando Google Maps comAndroid a. Obtendo a chave para acessar o serviço de mapas b. Construindo uma aplicação simples 11) Referências e leituras recomendadas 02 04 04 06 06 07 07 09 10 11 13 13 13 14 14 15 15 16 17 19 22 22 24 27

Mini Curso de Android

Página 1

Tópico 1

O que é Android
Hoje no mercado existem diversos sistemas operacionais diferentes para celulares e smartphones, o que causa falta depadronização e um enorme esforço ao tentar portar aplicações e utilização de recursos entre estes diferentes modelos e marcas. Android é a resposta da Google para este problema. Trata-se de um sistema operacional opensource baseado em Linux. Ele foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance (uma associação comercial composta por mais de trinta empresas detecnologia e telefonia celular, incluindo Google, HTC, Intel, Motorola, Qualcomm, Texas Instruments, Samsung, LG, T-Mobile, Nvidia e Wind River Systems, responsáveis por criar padrões abertos para os dispositivos móveis de todas as marcas participantes). O Android provavelmente irá tornar-se a plataforma dominante entre os smartphones nos próximos anos. Ele permite que os desenvolvedores criem softwarena linguagem de programação Java. Este software será totalmente compatível com todos os modelos que suportem a versão do Android para o qual ele foi desenvolvido, sem nenhuma mudança ou recompilação.

Abaixo seguem as quatro características principais do Android:

Aplicativos sem fronteiras
Os aplicativos no Android podem acessar funcionalidades essenciais de dispositivos móveis por meio deAPIs padrão. Os aplicativos podem anunciar seus recursos para que outros aplicativos os usem.

Os aplicativos são criados igualmente
Qualquer aplicativo do dispositivo móvel pode ser substituído ou estendido, mesmo componentes essenciais como o discador ou a tela inicial.

Os aplicativos podem facilmente incorporar a web

Mini Curso de Android

Página 2

Os aplicativos podem facilmenteincorporar HTML, Java Script e páginas de estilo. Um aplicativo pode exibir conteúdo da web por meio de uma WebView.

Os aplicativos podem ser executados em paralelo
O Android é um ambiente multitarefa completo, no qual os aplicativos podem ser executados em paralelo. Um aplicativo pode produzir avisos para chamar a atenção enquanto estiver sendo executado em segundo plano.
Quadro 1 –Características Principais do Android (fonte: http://code.google.com/intl/pt-BR/android/)

A maior diferença entre Android e JME (Java Micro Edition), além dos recursos e de sua época, é claro, é que o Android não é uma aplicação que roda sobre o sistema operacional do dispositivo móvel; ele é o próprio sistema operacional, então, as aplicações desenvolvidas para o Android só rodam em dispositivos...
tracking img