Curriculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Nome: Felipe
Disciplina: Currículos e Programas
Professora : Marly dos Santos Alves

Currículo, conhecimento e cultura

1. Os estudos de currículo: desenvolvimento e preocupações

À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente. Diferentesfatores sócio-econômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que o currículo venha a ser entendido como : Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; As experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; Os processos deavaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. As discussões sobre o currículo incorporam, com maior ou menor ênfase, discussões sobre os conhecimentos escolares, sobre os procedimentos e as relações sociais que conformam os cenários e que os conhecimentos se ensinam e se aprendem. O currículo associa-se ao conjunto de esforçospedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Também temos o currículo oculto que envolve atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

O Desenvolvimento do currículo depende de cada instituição do ensino, sabemos que as redes de ensino publico estão bastante precárias com relação aos conteúdos abordados e aplicados aos alunos, por falta deinteresse dos próprios em aprender ou muitas vezes por ter que trabalhar para sustentar a família .Por outro lado, a escola privada já se preocupa com o currículo escolar e coloca em pratica todos os conteúdos a serem dados, alem de trabalhar com os alunos de diversas formas para que a aula se torne dinâmica e o aluno aprenda com facilidade. Na escola privada há preocupação com o currículo.
2.Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Uma educação de qualidade deve propiciar ao estudante ir alem dos referentes presentes em seu mundo cotidiano, assumindo-o e ampliando-o, transformando-se, assim, em um sujeito ativo na mudança de seu contexto. São indispensáveis conhecimentos escolares que facilitem ao aluno uma compreensão acurada da realidade em que está inserido, quepossibilitem uma ação consciente e segura no mundo imediato e que, além disso, promovam ampliação de seu universo cultural. A relevância é entendida como potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias paraque isso aconteça. O currículo constitui um dispositivo em que concentram as relações entre a sociedade e a escola, entre os saberes e as práticas socialmente construídos e os conhecimentos escolares. Um exemplo pode ser encontrado no campo das atividades desportivas. A prática do desporto apresenta, em locais de treinamento de atletas profissionais, características bem diferenciadas dasexperiências oferecidas ao estudante nas aulas de educação física. A compreensão do processo de construção do conhecimento escolar facilita ao professor uma maior compreensão do próprio processo pedagógico, o que pode estimular novas abordagens, na tentativa tanto de bem selecionar e organizar os conhecimentos quanto de conferir uma orientação cultural ao currículo.
No segundo tópico podemos citar osprofessores que só sabem encher o quadro, mas não conhece os alunos. Na verdade precisamos conhecer nosso aluno e saber enxergar nele a sua principal dificuldade. Alem de transmitir nosso conhecimento, precisamos acompanhar o aluno durante as aulas e através dele mudarmos ou não nossa maneira de lecionar. As aulas de educação física como citadas, são aulas práticas mas até hoje não se confunde com...
tracking img