Curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
      O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administração escolar. 

      Algumas vertentes sobre o currículoapresentam-se como teorias tradicionais, as quais pretendem serem neutras, científicas e objetivas, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós-críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder. 

      No presente trabalho serão apresentadas algumasvantagens correspondentes ao desenvolvimento do currículo segundo o modelo de Tyler e, também, algumas vantagens correspondentes ao desenvolvimento do currículo segundo os Enfoques Globalizadores. Porém, antes de nada, é importante fazer uma pequena introdução ao conceito destas vertentes.

A TEORIA TRADICIONAL DE CURRÍCULO E O MODELO TYLER
      A avaliação educacional com a abrangência que possuinos dias atuais somente se iniciou na década de 1940 graças à atuação de Ralph W. Tyler (1902-1994), educador americano que trabalhava no campo da avaliação. O modelo Tyler é representado através da sua obra “Princípios básicos de currículo e ensino”, publicada em 1949 que se tornou amplamente usada nos Estados unidos e no mundo, inclusive no Brasil. 

      Suas idéias partiam do princípio deque educar consiste em mudar padrões antigos ou gerar novos padrões de comportamentos, sendo que o currículo passa a ser constituído com base na especificação de habilidades desejáveis expressas em objetivos a serem atingidos. Noutras palavras, a avaliação consiste em verificar em que grau as mudanças comportamentais estão ocorrendo, isto é, em que medida os objetivos educacionais  vêm sendoalcançados (Gurgel, 1998).

      Percebe-se, então, que o enfoque de Tyler enfatiza o aspecto funcional da avaliação realizada em função dos objetivos previstos. A metodologia da época exigia isto, pois nesse período, na maioria dos países ocidentais, o sistema escolar era apontado como responsável pela baixa qualidade de mão-de-obra, pela desigualdade de distribuição de renda e pelo despreparo dasmassas políticas.

      Tyler também determinou como identificar ou onde encontrar as respostas às perguntas por ele propostas para elaborar o currículo. Para Tyler, deveriam ser feitos estudos sobre os próprios educandos, sobre a vida contemporânea fora da educação, bem como obter sugestões dos especialistas das diversas disciplinas. (SILVA, 2003). Mas, para fazer esse levantamento, as pessoasenvolvidas deveriam respeitar a filosofia social e educacional com a qual a escola estivesse comprometida e a psicologia da aprendizagem. O próprio Tyler nos diz isto no seu texto, colocado na forma de quatro questões básicas;

[...] devem ser respondidas quando se desenvolve qualquer currículo e plano de ensino. Ei-las aqui: 1. Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir? 2. Queexperiências educacionais podem ser oferecidas que tenham probabilidade de alcançar esses propósitos? 3. Como organizar eficientemente essas experiências educacionais? 4. Como podemos ter certeza de que esses objetivos estão sendo alcançados? (TYLER, 1975, p.1).

Ainda noutra citação TYLER (1975, p.99) nos explica:

“A avaliação consiste essencialmente em determinar se os objetivos educacionaisestão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino como os objetivos visados constituem em produzir certas modificações desejáveis nos padrões de comportamento do estudante, avaliação é o processo mediante o qual determina-se o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo”.

O ENFOQUE GLOBALIZADOR 
      De acordo com SANTOMÉ (1998), a noção de...
tracking img