Curadadepresso 120802213825 Phpapp02

1860 palavras 8 páginas
Cura da Depressão
-Tema: CURA INTERIOR
I Reis 19.1-18

-Introdução: Elias encontrou-se profundamente depressivo após uma grande vitória sobre os profetas de Baal. O desgaste emocional foi tão grande que não suportou a simples ameaça da rainha Jezabel.
Outros homens da Bíblia também passaram por momentos depressivos como Jó (Jó 3.1-25), Gideão (Juízes 6.6-15), Jonas (Jonas 2.1-10), Jeremias (Lamentações 3.1-16) e o próprio Senhor Jesus (Lucas 23.24).
Depressão é uma “pressão para baixo”, quando a pessoa se sente pressionada pelas angústias da vida. A descida de Elias ao fundo do poço da depressão passou por quatro degraus:
Degraus da decadência rumo à Depressão:

1º: ouvir o que o mundo diz

2º: dúvidas e medo

3º: fuga e isolamento

4º: desilusão

Várias pessoas que estão em depressão hoje passaram por esta decadência, pois“um abismo chama outro abismo” (Salmos 42.7):
1º, começam ouvindo o que as pessoas dizem e às circunstâncias como Elias que deu ouvidos à Jezabel (v.2).
2º, depois vêm as dúvidas e o medo fruto da instabilidade em que se encontra, como Elias que temeu (v.3).
3º, em seguida a pessoa começa a se isolar e fugir dos outros, de lugares e situações que lhe incomodem, como Elias que fugiu para o deserto e nem quis a companhia de seu discípulo (v.3,4).
4º, a consequência é a total desilusão, ou o fundo do poço onde não há mais saída e a pessoa se entrega totalmente ao sofrimento, como Elias que chegou a pedir para si a morte de tão angustiado que estava (v.4). O pior grau depressivo é quando a pessoa não vê mais solução e pensa até em morrer.
Depressão tem cura?
Vamos entender o processo que Deus usou na vida de Elias para restaurar sua vida e meditar sobre a cura da depressão:
1- Descanso: v.5 “deitou-se e dormiu” e v.6 “tornou a dormir”
Elias encontrou um lugar agradável para descansar embaixo de uma árvore e ali mesmo dormiu. Deus preparou aquele sono para recuperar suas energias.
Durante o sono o cérebro e o corpo recompõem suas forças.

Relacionados