Culturua Organizacional

340 palavras 2 páginas
Introdução Clima e Cultura Organizacional (Tainah)
Cultura - sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.
Clima – conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
Níveis da Cultura Organizacional
1. Artefatos observáveis - São fatores visíveis na organização, mas geralmente indecifráveis. É o primeiro e mais visível nível da organização. São inclusos, por exemplo, missão, slogans, as instalações da empresa, mobília, imobilizado e até mesmo o modo de como os funcionários se vestem.
2. Valores da organização - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
3. Pressupostos Básicos - São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.
Mensuração da Cultura Organizacional – Diz respeito aos aspectos diversos de uma empresa , que são observados através de uma avaliação completa de seu quadro
Ajuste entre Pessoa e Organização – Representa a relação existente entre os empregados e a cultura organizacional , onde os colaboradores , geralmente, tendem a procurar por organizações cujos valores e crenças são semelhantes aos deles.
Criação da Cultura Organizacional
1. Incidente critico – influencia o comportamento das pessoas
2. Sociedade em que a organização esta inserida – tecnologia , forças de mercado e concorrentes.
3. Fundador ou

Relacionados