Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO DE CULTURA ATRAVÉS DA HISTORIA

Cada indivíduo possui um fenótipo, que corresponde à aparência física, entretanto somos portadores de genótipos que são genes que carregamos.
Fenótipo:características – pele clara e olhos azuis;
Genes: são informações hereditárias de um organismo.
Durante muito tempo acreditava – se que cada raça correspondia uma cultura. Dessa perspectivaultrapassada surgiram as teorias deterministas.
Determinismo Biológico: Defendia que a herança genética seria responsável pelo comportamento diferenciados do ser humano dentro de cada cultura.
DeterminismoGeográfico: Defendia que o meio ambiente no qual essa ou aquela população se desenvolveu, também seria um fator determinante para a cultura ali desenvolvida. Portanto, populações de lugares com climaquente, ou muito frio teriam sofrido influências que somadas ao fator biológico, explicariam costumes, mentalidade, valores e tradições.
Então a geografia desempenhou um importante papel para adiversidade de tipos humanos? Sem dúvida! Ao longo do processo evolutivo, mudanças importantes ocorreram para permitir a sobrevivência de nossa espécie em diferentes meios. A quantidade de melanina napele e a dimensão do aparelho nasal foram sendo modelados para permitir nossa sobrevivência. Como a grande família humana foi seguindo rumos diferentes, aos grupos migravam para esse ou aquele lugar,carregavam um conjunto genético que foi se estabilizando ao longo da história. Isso foi criando fenótipos próprios a cada população humana que viveram praticamente isoladas umas das outras durante temposuficiente para que fosse surgindo um tipo de padrão chamamos etnia.
Mas não existe uma determinação biológica / geográfica que sustente a explicação sobre a diversidade cultural. Esse fatores sãoimportantes na relação do ser humano com o meio, seja para sobreviver, seja para ser relacionarem com o outros, mas não são determinantes.
Exemplos: nós não dependentes dos genes para isto ou aquilo,...
tracking img