Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Governo provisório – 1930
A 3 de novembro de 1930 , Getúlio Vargas assumiu provisoriamente a chefia do governo brasileiro, fora governador do Rio Grande do Sul, ex-ministro da fazenda de Washington Luis e líder civil da evolução de 1930. O governo provisório foi marcado pelas disputas entre os grupos que os compunham.
Os tenentes, que defendiam uma maior centralização do poder, objetivaramdesarticular as oligarquias estaduais e impor algumas reformas.
Vargas equilibrava-se entre tenentistas e oligarquistas, implementando uma política ambígua: ao mesmo tempo em que estendia algumas reinvindicações das oligarquias, nomeava tenentistas como interventores nos estados. João Alberto, tenentista, foi nomeado interventor em São Paulo, sofrendo ampla oposição dos paulistas.
Os grandesproprietários rurais, não obstante suas divergências com a política oficial, tinham, em geral, suas reinvindicações atendidas. Isso explica em parte o apoio concedido pela maioria deles ao governo, inclusive a ditadura instalada posteriormente.

O maranhão no início da Era Vargas às “Vezes seca” de Luís Gonzaga e Zé Dantas
Quando Getúlio Vargas assumiu a Presidência da República, substituiu osgovernadores estaduais por interventores. Dessa forama o Maranhão ficou praticamente durante todo o período sob dominação federal.
Foi nessa fase que entraram em nosso estado grande levas de migrantes nordestinos, particularmente do Ceará, Pernambuco e Piauí. Esses migrantes começaram a entrar no nosso Estado dede os anos de 1920, fugindo da seca e dos problemas econômicos que assolavam o Estado.Luís Gonzaga e Zé Dantas pedem ao “Seu Doutor”, o então presidente Getúlio Vargas, a solução para a carestia e trata de problema no combate à seca.

Seu doutor os nordestinos
Têm muita gratidão
Pelo auxílio dos sulitas
Nessa seca do sertão
Mas doutor uma esmola
A um pobre que é são
Ou lhe mata de vergonha
Ou vicia o cidadão

É por isso que pedimos
Proteção a vosmicê
Homem por nósescolhido
Para as rédias do poder
Pois doutor dos vinte estados
Temos oito sem chover
Veja bem, quase a metade
Do Brasil sem comer

Dê serviço a nosso povo
Encha os rios de barragens
Dê comida a preço bom
Não esqueça a açudagem
Livre assim nós da esmola
Que no fim da estiagem
Lhe pagamos até os juros
Sem gastar nossa coragem...







A revolução Mexicana
Enquanto a Europa viviaum período da paz armada, no México, em 1991, uma revolução derrubava o ditador Porfírio Díaz (1830-1915), que e encontrava no poder desde 1876. Por essa época, quase todo o território mexicano pertencia a cerca de 840 latifundiários.
A falta de terra para os pequenos agricultores e os baixos salários pagos pelos capitalistas estrangeiros aos trabalhadores, somados a opressão política, deramorigem a vários conflitos no país, todos eles fortemente sufocados pelas tropas governamentais.
Em 1910 Francisco Madero (1873-1913), um aristocrata liberal defensor de reformas, liderou uma rebelião que culminou na queda do ditador no ano seguinte. Grande parte do êxito da revolta deveu-se a dois líderes camponeses: Pacho Villa (1878-1923) e Emiliano Zapata (1878-1919). Villa criou milíciasrevolucionárias no norte do México; Zapata organizou e armou forças camponesas no sul do país.
Uma vez no poder, Madero entrou em choque com Villa e Zapata. Estes queriam uma reforma agrária que extinguisse os latifundiários. Já o presidente Madero temia a radicalização do processo revolucionário. Em fevereiro de 1913, Madero foi assassinado pelo General Huerta. Pouco depois, forças norte-americanasocuparam o porto de Vera Cruz. Huerta afastou-se do poder e a Presidência da República passou a ser ocupada pelo liberal Venustiano Conanza.
Em 1917 foi aprovada uma nova Constituição e uma Lei Agrária que autorizava a desapropriação de grandes propriedades e a destruição de terra entre camponeses. Dois anos depois, Zapata era assassinado em uma emboscada armada por forças do governo. Quanto a...
tracking img