Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO – DISCIPLINA FUNDAMENTOS CIÊNCIAS SOCIAIS



Assunto: Introdução, Cultura, Desigualdade Social no Brasil.

1. Defina Cultura a partir do conceito elaborado por Tylor;

R:É o processo de conhecimento, de evolução do ser humano, onde ao logo do tempo adquirimos hábitos, diferimos o certo do errado, seguimos uma crença, temos vários costumes, somos membros de umasociedade.




2. Como adquirimos cultura?

R: É uma herança social que nos é passada desde nosso nascimento até os dias de hoje, transmitida pelos nossos pais, e pelas pessoas que nos rodeiam em nossos grupos sociais, ao longo de nossa vida.




3. Discorra sobre a seguinte expressão: “Não é correto relacionar cultura com acesso à educação formal, ao conhecimentocientífico...”.

R:São totalmente diferentes, pois a educação formal veio para nos ensinar a ler e escrever de uma forma correta onde todos possam nos entender, e o conhecimento cientifico, é algo estudado para provar o fundamento de sua existência, e cultura não é algo que se aprende na escola, e nem algo que precisa ser provado, nos aprendemos pelos nossos pais e amigos sem mesmo saber se aquiloestá certo ou errado, e sem precisar provar se isto possui um fundamento cientifico.




4. Relacione Etnocentrismo e Relativismo Cultural

R:O etnocentrismo julga que uma cultura e superior á outra dentro de sua perspectiva, e diferente disto o relativismo cultural diz que não existem culturas melhores que as outras, elas são equivalentes, não existindo assim hierarquia cultural.5. A partir de Tuner (1986), fala sobre cada um dos conceitos de igualdade e relacione o conceito de igualdade de oportunidade com políticas de ação afirmativa

R:IGUALDADE ONTOLÓGICA OU FUNDAMENTAL, está relacionada a religião, especialmente ao cristão, e também ao marxismo.IGUALDADE DE ORPORTUNIDADE, esta relacionada a ingresso a instituições sociais, que para isto precisater talento e empenho.IGUALDADE DE CONDIÇÕES, relacionado a benefícios econômicos, culturais e sociais, que todos devemos começar do mesmo ponto, sem vantagens a ninguém.IGUALDADE DE RESULTADO, onde se tem a desigualdade do ponto de partida, mas possuímos o mesmo resultado, por exemplo o ingresso em instituições com cotas.

A relação é que a igualdade de oportunidades exige do governopolíticas que ajudem as pessoas que, por exemplo, não puderam estudar em escolas particulares e ter uma boa base de estudos, para disputar uma bolsa de em uma faculdade federal, com pessoas que tiveram uma boa base estudantil, para isto o governo cria estas políticas através das cotas.




6. O que você entende por discriminação positiva?

R: São os movimentos de proteção paraigualdade a minoria, como deficientes físicos, negros, índios e etc., com a implementação de cotas, com um n° de vagas destinadas somente para estas categorias.




7. Tilly(1998) “entende que o foco das ações contra as desigualdade deve incidir especialmente sobre as desigualdade categorias, [...] e que tais desigualdades de pares categóricos são de difícil superação.” Discorra sobre oassunto.

R: Para acabar com as desigualdades é preciso mudar as estruturas sociais e econômicas. Sendo assim, o fim das desigualdades só será percebido quando formos capazes de promover a mobilidade coletiva, ou seja, não podemos pensar a mobilidade em termos individuais e sim a mobilidade de um grupo todo na estrutura social.




8. A “armadilha da desigualdade” relatada pelo BIRD temse perpetuado no Brasil. Quais fatores que o BIRD destaca para esse mal?

R:O Bird observa que não somente a renda dos mais pobres é um problema, ao lado da falta de bons serviços como saúde e educação, mas que não há no Brasil condições e mecanismos de interação entre ricos e pobres. A “armadilha da desigualdade” dá-se quando a elite econômica e política se perpetua no poder, criando...
tracking img