Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de Cultura, diversidade cultural, etnocentrismo

O homem é um ser predominantemente cultural. Graças à cultura, ele superou suas limitações orgânicas. O homem conseguiu sobreviver através dos tempos com um equipamento biológico relativamente simples.
Podemos considerar cultura como o ato, efeito, ou modo de cultivar, o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, dasinstituições e outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade; de uma civilização.
O desenvolvimento de grupos sociais, uma nação que é fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores, civilização, progresso.
Nesse sentido, a palavra cultura percorreu um longo caminho até adquirir um sentido sistemático de uma diversidade de maneiras deviver.
Cultura é palavra de origem latina e em seu significado original está ligada às atividades agrícolas. Vem do verbo latino "colere", que quer dizer cultivar. Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado e a usaram para se referir ao refinamento pessoal, e isso está presente na expressão "cultura da alma". Como sinônimo de refinamento, sofisticação pessoal, educação elaborada deuma pessoa, cultura foi usada constantemente desde então e o é até hoje.
A cultura é a esfera geral do conhecimento e das representações do vivido na sociedade histórica.
A cultura envolve todo o acervo de valores e hábitos que marcam a condição humana. Um conjunto de atributos que se projeta para diferentes variáveis comportamentais. Existem valores, hábitos, objetos e comportamentos genéricosque dão um certo "ar de família" cultural a uma sociedade, grupo humano, região ou comunidade.
Desde a antigüidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas.
A antropologia moderna tem como uma de suas tarefas a reconstrução do conceito de cultura.
Para alcançar tal objetivo, será utilizado um esquema elaboradopor Roger Keesing, no qual classifica as tentativas modernas de obter uma precisão conceitual.
Em um primeiro momento, temos as teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo. Nesse sentido, temos que culturas são sistemas que serem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos.
As teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo: culturas sãopadrões de comportamento socialmente transmitidos que servem para adaptar as comunidades humanas ao seu modo de vida (tecnologias, modo de organização econômica, padrões de agrupamento social, organização política, crenças, práticas religiosas, etc
Em um segundo momento, temos as teorias idealistas de cultura, que subdivide em três diferentes abordagens.
A primeira delas é a dos que consideram culturacomo sistema cognitivo, isto é, a análise dos modelos da comunidade a respeito de seu próprio universo. Aqui, temos que cultura é um sistema de conhecimento consistindo em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.
A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, que define a cultura como umsistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana.
E a última das três abordagens que considera a cultura como sistemas simbólicos. Neste aspecto, a cultura é um sistema de símbolos e significados, compreendendo categorias ou unidades e regras sobre relações e modos de comportamento.
Ademais o presente texto analisa como a cultura condiciona a visão de mundo do homem, interferindoaté na satisfação de suas necessidades fisiológicas.
Com isso, temos que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas, e portanto, têm visões diferentes das coisas.
Dessa forma, o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos...
tracking img