Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
# COMPLEXO CULTURAL Da mesma forma, o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, as regras do jogo, etc. ÁREA DA CULTURA Salvador, na Bahia, por exemplo, constitui uma área cultural dotada de grande riqueza em termos de complexos culturais, como o carnaval, certos gêneros de samba, o candomblé, a capoeira,etc. PADRÃO CULTARAL Padrão cultural é um conjunto de normas que regem o comportamento dos indivíduos de determinada cultura ou sociedade. Desse modo, quando os membros de uma sociedade agem de uma mesma forma estão expressando os padrões culturais do grupo. Por exemplo, o casamento monogâmico é um dos padrões culturais da sociedade brasileira. SOBCULTURA No interior de uma cultura podem aparecerdiferenças significativas, caracterizando a existência de uma sobcultura. A ocorrência de sobcultura não se limita a diferenças regionais, também pode se verificar na relação entre gerações ou entre grupos de diferentes origens étnicas.
# 8. 4. CULTURA E PROGRESSO É na capacidade que os grupos têm de perpetuar e acrescentar novos valores á cultura que reside a possibilidade de progresso. Emgeral, o enriquecimento do patrimônio cultural de uma sociedade se faz por meios de dois processos: a invenção e a difusão. Depois de estudá-los, vamos ver como o desequilíbrio entre os diferentes aspectos da cultura geram o processo conhecido como retardamento cultural. MUDANÇAS NO PATRIMÔNIO CULTURAL Em meados do século XIX, o uso do motor a vapor para mover um veículo correndo sobre trilhos criou ummeio de transporte que teria importância decisiva no mundo moderno: o trem. As invenções são geradas pela combinação entre o patrimônio cultural da sociedade e determinadas necessidades sociais, além, é claro, da criatividade dos inventores. DIFUSÃO CULTURAL Alguns traços culturais, como uma nova moda ou de um equipamento recentemente inventado, difundem-se não só na sociedade em que tiveramorigem, mas também entre outras culturas, geralmente por intermédio dos meios de comunicações ( jornais, televisão, cinema, rádio, internet, etc.). RETARDAMENTO CULTURAL As invenções, por exemplo, acarretam mudanças mais aceleradas na cultura não-material: os instrumentos, as máquinas e as técnicas mudam mais rapidamente do que a religião, os padrões familiares, a educação,etc.
# 9. 5. O FENÔMENO DAACULTURAÇÃO Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos escravizados. Esse processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos, e no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo, é tradicionalmente conhecido como aculturação.MARGINALIDADE CULTURAL Eles desconhecem seu passado, não conseguem de expressar em sua própria língua, não se lembram de seus cantos, de suas danças e de suas antigas práticas de caçadores e pescadores. Quando duas culturas entram em contato e uma delas de impõe á outra pela força, geralmente ocorrem- além da aculturação- conflitos emocionais nos indivíduos que pertencem á cultura dominada.Aqueles que mão conseguem se integrar totalmente a nenhuma das culturas que os rodeia ficam á margem da sociedade. A esse fenômeno dá-se o nome de marginalidade cultural.
# 10. 6. CULTURA E CONTRACULTURA Na sociedade contemporâneas encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a ele num movimento chamado de contracultura. Na década de 1960, também nosEstados Unidos, surgiu o movimento hippie. Como a Beat Generation, foi um fenômeno de contracultura, por que contestava os valores fundamentais da sociedade industrial: a competição desenfreada, a acumulação de riquezas, a luta pela ascensão social a qualquer preço, etc. além disso, era radicalmente contrário á Guerra do Vietnã ( 1959-1975), á estrutura familiar convencional, á sociedade de consumo e...
tracking img