Cultura e Identidade Surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
PG.

Introdução___________________________________________________ 02

Cultura e Identidade Surda______________________________________04

Identidade Surda______________________________________________ 06

Língua de Sinais______________________________________________ 07Surdez______________________________________________________ 08

Surdez Pós-Linguísticas e Pré-Linguísticas_________________________ 10

Conclusão___________________________________________________ 11

Referencias Bibliográficas______________________________________ 12






Introdução

E por muito tempo persistiu a polemica na defesa do oralismo e da linguagem gestual, onde háuma reviravolta na historia e o oralismo pode ser a ameaça na educação dos surdos, pela linguagem ser destacada como principal intriga na interação do sujeito surdo na sociedade, porém, hoje o oralismo é considerado a linguagem dominante, fazendo com que os papéis se invertam.
Quando falamos de cultura na sociedade, ou no espaço dos surdos, nos referimos ao multiculturalismo, que é concretizada porvalores, praticas sociais diferentes, atitudes que aos olhares de escritores que falam sobre a cultura surda deve ser respeitada, porém existe a distinção imposta muitas vezes por nos mesmos, quando nos referimos á cultura ouvinte e cultura surda. O multiculturalismo apresenta as diferenças culturais e como essas referencias são direcionadas pelas pessoas que estão á favor da cultura surda.
Aeducação bilíngue tem a proposta cada dia mais ampla, e sendo discutida, sendo considerada a língua de sinais a primeira língua do sujeito, e como segunda língua, a língua da sociedade ouvinte.
Para a discussão de língua e linguagem, definimos os termos. A linguagem é tudo o que envolve um significado, não se limita apenas á uma forma de comunicação onde o pensamento do individuo é conservado. Alinguagem esta presente com o sujeito até quando não esta em contato com a comunicação. A língua de sinais é significativa como o papel expressivo na vida do individuo surdo, através de uma língua estruturada. A língua pode oferecer á criança com deficiência auditiva o acesso q ter aquisição de linguagem conhecendo sua própria cultura, seu espaço, e si mesma.
Existem dois tipos de surdez, a pré ea pós-linguística. Segue a definição:
Pré-linguística: A perda auditiva pode ocorrer de repente, seja antes, depois, ou durante a aquisição da fala e do aprendizado da linguagem, assim se define a surdez pré-linguística.
Pós-linguística: A surdez pós-linguística apresenta desempenho superior aquele que adquiriu a surdez pré-linguística, seu desemprenho no entanto é significativo.Cultura e Identidade Surda
Surdez pré-linguística e pós-linguística

A cultura e identidade surda vêm se tornando popular por ser considerada a língua natural dos surdos, porém existem muitas controvérsias que implicam na inclusão dos surdos em uma sociedade, previamente dita, normal, ouvinte.
Muitas vezes a sociedade ouvinte discrimina os surdos, pornão ser adaptado á ter um contato direto, gerando um tratamento diferente, onde os surdos procuram avaliar se eles realmente são os diferentes e participam de outra cultura.
Os surdos, ao longo da história, são considerados como minoria por não ter a função fundamental do ser humano, a fala, a comunicação. Até em dias atuais é possível ver a dificuldade dos surdos em meio a sociedade, a linguagem desinais, ainda é vista como preconceito e sem valor para áreas profissionais.
Para a identidade surda, a linguagem de sinais é considerada natural, quando não considerado ouvinte, independente da idade, adquirida ao longo das convivências, contatos com outros surdos, assim como os ouvintes que aprendem a falar pelo modo de repetição, imitação do som que se ouve. Segundo essa ideia, a língua de...
tracking img