Cultura organizaciomal

1451 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a definição de Cultura Organizacional, mostrando os níveis em que a cultura é dividida. Também será mostrado ao leitor como a cultura é formada, como se modifica e como é socializada dentro das organizações.

1 DEFINIÇÃO Segundo Edgar Schein,
“cultura é um fenômeno dinâmico que nos cerca em todas as horas, sendo constantemente desempenhada e criada por nossas interações com outros e moldada por comportamento de liderança, e um conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que orientam e restringem o comportamento”.
Schein considera a cultura organizacional sendo um padrão de pressupostos inventado, descoberto ou desenvolvido por um dado grupo, à medida que foi aprendendo a lidar com os seus problemas de adaptação externa e de integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerado como válido e, portanto, ser ensinado aos novos membros como modo correto de percepcionar, pensar e sentir relativamente a esses problemas.
A cultura organizacional pode ser considerada como a aprendizagem acumulada e compartilhada por determinado grupo.
Quando a cultura é inserida no plano organizacional e de seus grupos internos é possível verificar claramente como a cultura é criada, inserida, envolvida e manipulada. E também como restringe, estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros do grupo. A cultura pode ser dividida em três níveis: Artefatos – este nível inclui as estruturas e processos organizacionais visíveis, como a arquitetura de seu ambiente físico, sua linguagem, tecnologia e produtos, mitos e histórias contadas sobre a organização, etc.
Crenças e valores expostos – este nível inclui as estratégias, metas e filosofias.
Suposições básicas – este nível inclui as crenças, percepções, pensamentos e sentimentos inconscientes assumidos como verdadeiros. Fleury acredita que é possível analisar três tipos de postura

Relacionados

  • Comportamento organizacional
    1677 palavras | 7 páginas
  • Competências essenciais no transporte
    3247 palavras | 13 páginas
  • Administração
    3812 palavras | 16 páginas
  • Treinamento e Desenvolvimento Completo 2015 136 P ginas
    35282 palavras | 142 páginas