Cultura japonesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução…………………………………………………………………………… 3
2. Cultura ………………………………………………………………………………. 4
2.1 Conceito sociológico de cultura
2.2 Diversidade cultural e padrão de cultura
2.3 Cultura Japonesa
2.3.1 História
2.3.2 Religião
2.3.3 Tradições
2.3.4 Gastronomia
2.3.5 Vestuário
3. Conclusão …………………………………………………………………………… 13
Bibliografia


1. Introdução

Estetrabalho surgiu no âmbito da disciplina de Sociologia, solicitado pela professora Ofélia Ambrósio e diz respeito a uma das temáticas abordadas nas aulas de sociologia, isto é, o conceito sociológico de cultura, a diversidade cultural e os seus padrões. Mas o que é o conceito sociológico de cultura? Este conceito é um conjunto de formas de comportamento adquiridas por um grupo, transmitidas atravésda educação e interiorizadas ao longo da sua vida.
Ao longo deste trabalho iremos relacionar o conceito sociológico de cultura com a cultura japonesa pois é um povo que nos chama atenção e quisemos saber mais sobre ele. Iremos falar sobre os vários aspectos deste povo como por exemplo: a sua história, as suas principais religiões, as suas tradições, a sua variada gastronomia e por último oseu vestuário mais tradicional que só abrange o quimono e que têm um custo exorbitante, que ronda os 7000€.
Depois de cada um ter pesquisado e desenvolvido o trabalho, reunimos tudo e obtivemos o trabalho apresentado.
Esperamos ter conseguido ter reunido os dados principais para o objectivo pretendido.  





2. Cultura

2.1 Conceito Sociológico de Cultura

Podemosdefinir de várias maneiras o conceito sociológico de cultura, mas segundo Guy Rocher a cultura é “… um conjunto ligado de maneiras de pensar,sentir,agir mais ou menos formalizadas que, sendo apreendidas e partilhadas por uma pluralidade de pessoas, servem, duma maneira simultaneamente objetiva e simbólica, para organizar essas pessoas numa coletividade particular e distinta.”
Em conclusão acultura é essencial para compreendermos os diferentes valores morais e éticos que definem o nosso comportamento social, ou seja, a cultura é um conjunto de atividades, modos de agir, de ideias, símbolos, práticas sociais artificiais, (como por exemplo: a forma como se celebra o casamento) passado de geração em geração por meio da vida em sociedade.





2.2. Diversidade Cultural e Padrão deCultura

A diversidade cultural tem um conceito muito vasto e diferentes aplicações nos vários ramos do conhecimento.
A concentração de várias culturas num só sítio, nem sempre resulta bem, pois pode originar confusões e assiste-se a elevados níveis de intolerância, violência, racismo, entre outros.
A diversidade refere-se à diferença, às etnias, interação, dentro de uma comunidade,sociedade ou país. Para aceitar toda esta diversidade cultural é necessário compreende-la, valorizá-la e aceitá-la pois em todas as culturas encontramos aspectos/valores positivos e negativos, mas devemos procurar o seu sentido e tentar compreende-lo
Por exemplo, no nosso país, Portugal, quando os pais ou familiares atingem uma certa idade, sabemos que temos de cuidar deles, enquanto na cultura dosesquimós, deixam-nos a morrer de frio e à fome.
O padrão de cultura é a regra de comportamento que é estabelecida pela sociedade em que o indivíduo está inserido e age de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade em que vive. Quando os membros de uma sociedade agem da mesma forma estão a manifestar os padrões culturais dessa mesma sociedade.

2.3 Cultura Japonesa
2.3.1 História

OJapão é considerado um arquipélago desde há 10 mil anos atrás, onde foi ocupado na Era Jomon que durou cerca de 8 mil anos. A história do Japão é dividida em períodos e Eras.
Este país tornou-se uma na nação na Era Yamoto que se originou no final do século III d.C. O príncipe Shotoku introduziu a primeira Constituição do Japão no ano 604 onde ao mesmo tempo se introduzia o Budismo que vinha do...
tracking img