Cultura do nordeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura

A região Nordestina tem uma cultura bastante diversificada, denominamente ela foi influenciada por indígenas, africanos e também os Europeus. A riqueza cultural da região nordeste évisível muito além de suas manifestações folclóricas e populares.
Como exemplo,A literatura nordestina tem dado grande contribuição para o cenário literário brasileiro,grandes nomes come exemplo JorgeAmado, Rachel de Queiroz,Clarice Lispector(Que mesmo não sendo,ela se considera brasileira) dentre outros.Na Literatura pode-se citar a Literatura Popular de Cordel
Na música popular, destacam-se ritmostais como coco,xaxado,martelo agalopado,samba de roda,baião xote,forro,Axé e Frevo, dentre outros ritmos.
Na dança, destacam-se o maracatu, praticado em diversas partes do Nordeste, o frevo(característico de Pernambuco) o bumba-meu-boi, o xaxado, diversas variantes do forró, o tambor-de-crioula (característico do Maranhão), etc. As músicas folclóricas quase sempre são acompanhadas de danças.O artesanato é também uma parte relevante da produção cultural do Nordeste, sendo inclusive a fonte de dinheiro de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições deartesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes; os produtos feitos em argila, madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica dosertão) e couro, com traços bastante particulares; além das rendas, que ganharam destaque no artesanato cearense. Outro destaque são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigoproduzido para venda para turistas.
Por fim A culinária nordestina é variada, refletindo, quase sempre, as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutosdo mar e peixes são bastante utilizados na culinária do litoral, enquanto, no sertão, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, há várias...
tracking img