Cultura de Seguran a Lydia

683 palavras 3 páginas
TEMA: Cultura de Segurança Organizacional
OBJETIVO: O objetivo deste apresentação é mostrar a relação entre Cultura de Segurança das Organizações, e o comportamento do profissional da aviação. Como deve ser a relação deve ser estabelecida, para que a Cultura de Segurança possa estar em boas condições administrativas e concretizar sua finalidade na Organização.
Para falar a respeito desta relação, será necessário explicar alguns conceitos:
Existem várias caminhos que as organizações seguem para estabelecer e manter o funcionamento de sua Cultura de Segurança. Aqui, foi feita uma selecionei de pelo menos três desses caminhos, os quais são fundamentais para o fortalecimento e a manutenção da Cultura de Segurança Operacional nas organizações. São eles:
1) Equilibrar a relação entre a produção e proteção.
2) Políticas preventivas bem definidas e gerenciadas.
3) Atenção necessária aos Fatores Humanos, pois conforme o CENIPA, 80% dos acidentes aéreos contém a participação da falha humana.
Não existe uma definição exata para o conceito de Cultura de Segurança. Os autores Glendon e Stanton (2000) e Silva e Lima (2004) consideram a cultura de segurança uma particularidade da cultura organizacional. Para estes pesquisadores, a cultura de segurança existe na organização quando a cultura organizacional prioriza a segurança do trabalho ou possui aspectos que a impactam. Ainda afirmam que a cultura de segurança é um conjunto de crenças, valores e normas partilhados pelos membros de uma organização que constituem os pressupostos básicos para a segurança do trabalho. Guldenmund (2000) define cultura de segurança como os aspectos da cultura organizacional que impactam as atitudes e o comportamento dos membros da organização relativa à segurança do trabalho. Luz (2003) considera que cultura organizacional influencia as atitudes e o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro das organizações, consequentemente, influencia as atitudes e o comportamento destes com

Relacionados