Cultura cigana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1. O conceito de etnia

A palavra etnia deriva do grego éthnos, que significa raça, com o sufixo –ia. De acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa Contemporâneo, designa um grupo humano dedimensão variável com unidade linguística e cultural.
Porém, o conceito de etnia sofreu ao longo dos tempos muitas alterações, de acordo com o tempo e com o espaço, sem nunca se alcançar uma definiçãoconsensual.
A partir de 1950, n uma tentativa de definir etnia, as Nações Unidas afirmaram que esta devia incluir os grupos não dominantes de uma população que possuíssem e preservassem as suastradições étnicas ou características divergentes dos restantes cidadãos.
Um grupo étnico caracteriza-se, então, por determinadas particularidades, no âmbito da religião, da língua, da ascendência, dacor, da cultura, entre outras. Por todas elas, cria-se no seio de uma etnia um sentido de pertença e de identidade. Desta forma, uma etnia existe enquanto os seus membros se perceberem segundo essascaracterísticas e se sentirem diferentes perante os que consideram estrangeiros. A mais significativa destas características é a língua, pois é através dela, escrita ou oral, que se transmitem astradições e todas as formas de ser e de estar na comunidade.
Por vezes distingue-se os grupos étnicos dos restantes grupos organizados numa sociedade, pela sua forma de ingresso. Apesar de, na realidade, sepoder ingressar numa etnia através do casamento misto ou do processo de assimilação ou mudança de identidade étnica, é verdade que a mais comum é o nascimento. Ao ser descendente de uma determinadaetnia, da sua cultura e da sua língua, um indivíduo torna-se automaticamente parte dela.

1.2. A identidade cigana: cultura e tradição
É muito difícil definir as características de uma etnia,pois, apesar de encontrarmos alguns pontos comuns, um mesmo grupo pode variar de acordo com o espaço e com o tempo. Breton, citado por Manuel Augusto Costa, afirma que “é através da composição...
tracking img