Cultura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REGIÃO CENTRO OESTE:
A Região Centro-Oeste é uma das cinco Regiões que compõem o território brasileiro. É composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Sua área é de 1.604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as Regiões brasileiras, sendo menor apenas que a Região Norte.

Seu povoamento éconseqüência dos fluxos migratórios, isso ocorreu primeiramente devido ao transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas do Centro-Oeste, além da atuação dos bandeirantes paulistas.

Nas últimas décadas, a Região tem sido bastante atrativa para correntes migratórias, principalmente da Região Nordeste. Esse processo se intensificou na década de 1950, com a construção de Brasília.Mas o Centro-Oeste brasileiro tem absorvido fluxos migratórios de todo Brasil, são pessoas de vários locais do país que migram para a Região em busca de emprego e melhores condições de vida.

O turismo no Centro-Oeste é baseado nas belezas naturais da região. Destaca-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito, Pirenópolis, Cidade de Goiás, alémdo Distrito Federal.
http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-centro-oeste.htm

Os Primeiros habitantes desta região foram os índios, depois chegaram os Bandeirantes.
Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas.
- Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento deindígenas e outras tarefas relacionadas.  Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
 
- Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.
- Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios.
Fonte:http://www.historiadobrasil.net/bandeirantes/

Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas. Surgiram arraiais que se tornaram cidades importantes.

Mato Grosso
O Mato Grosso é muito conhecido devido as suas riquezas naturais e dentre elas o mais famoso que é o Pantanal.
A capital do Mato Grosso é Cuiabá, o Estado proporciona uma viagem ao mundo animal, ao mundo das águas e ao encontro de tradições e raízes dopovo Brasileiro.
As comidas típicas do Estado são:
MOJICA DE PINTADO
É um prato feito à base de pintado ensopado com mandioca. O pintado é um peixe de uma qualidade insuperável, peixe precoce, de carne muito saborosa. Muito confundido com a cachara, por ter manchas pretas pelo corpo, tem hábitos carnívoros. Sua coloração é cinza-parda, tem longos barbilhões e chega a pesar até 100 kg..
Amojica de pintado é umas das receitas mais populares de Mato Grosso. O pintado é uma carne saborosa e desprovida de espinhas.
http://www.saboresdematogrosso.com.br/mojica-de-pintado/

Os peixes são muito consumidos, podemos citar tambem PACU e o DOURADO.
FAROFA DE BANANA sendo um dos alimentos mais completos e baratos, a banana é uma fruta muito consumida no país. No Mato Grosso, uma cidade que sedestaca no plantio desta rica fruta é Nossa Senhora do Livramento, localizada a 25 km de Cuiabá. Sua população foi carinhosamente apelidada de “papa-banana”, por estar voltada para o cultivo e produção de produtos derivados da banana. 
■ Simples de fazer, e muito saborosa, essa farofa adocicada cria um constraste perfeito para peixes, aves e carnes grelhados ou assados.

PAÇOCA DE PILÃO Sobinfluência nordestina, a paçoca de pilão chegou à mesa mato-grossense, tornando-se um dos principais pratos de nossa culinária tradicional. A paçoca, socada no pilão, foi inventada pelos sertanejos e consagrada durante as grandes secas que assolaram o nordeste, quando, então, a mistura de carne seca , farinha e condimentos era usada para alimentar retirantes que seguiam a pé para as cidades. ...
tracking img